Mais de 200 professores da Secretaria de Educação participam do Congresso Nacional Brincar

Por conta dos sucessos alcançados emCariacica, o secretário de Educação José Roberto Martins abriu nesta sexta-feira (27) o Brincar – Congresso Nacional de Educação Infantil e Anos Iniciais. Na edição que está sendo realizada em Vitória, e que conta com educadores de todo o Brasil, nesta sexta e sábado, participam mais de 200 professores da rede municipal.

O objetivo do encontro é definir a prioridade na educação infantil e direcionar as questões no foco central, que são as crianças.

Sobre o Congresso
Todos os esforços que a educação realiza na construção de uma escola voltada para a infância têm como cenário a proposta pedagógica que escolhemos na orientação das práticas educativas. Trabalhar com a educação de bebês e crianças pequenas tem sido um grande desafio na educação infantil brasileira.

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, o encontro visa a repensar as propostas pedagógicas buscando uma pedagogia participativa que garanta os direitos de aprendizagens das crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Educação em Cariacica
Para José Roberto Martins, secretário de Educação, a participação dos professores da rede é fundamental para melhorar as políticas da educação na cidade, uma vez que o seminário propõe abordagens humanizadas para a condução das práticas educativas, como por exemplo a abordagem de Reggio Emília (Itália), a abordagem pikleriana (Emmi Pikler – Hungria) e o método montessoriano.

Durante a abertura, o secretário compartilhou com o público alguns sucessos alcançados na rede. “Apresentamos durante a abertura o nosso Centro de Mídias que foi pioneiro aqui no Espírito Santo e que, mesmo após a pandemia, continua agregando na educação de nossos alunos. Apresentamos também alguns dos estudantes que participam do Vem Cantando, que são dois projetos que nos ajudam a sustentar e a evitar a evasão escolar, uma vez que são ações que também envolvem a família”, falou.