Cariacica avança na coleta seletiva, e Secretaria de Serviços já recolheu 605 toneladas de material reciclável

A coleta seletiva é algo fundamental para o futuro do nosso planeta. Em Cariacica, essa prática representa um avanço ao longo dos anos. No município são mais de 40 unidades de coleta seletiva de Cariacica, também chamadas de ecopostos, mantidos pela Secretaria Municipal de Serviços (Semserv), próprios para o recebimento de materiais que serão destinados para reciclagem.

Em 2019 foram recolhidas 369 toneladas de lixo. Em 2020, 891 toneladas. Já em 2021, o número mais que dobrou comparado com 2020. Foram recolhidas na cidade 1868 toneladas. Só no primeiro trimestre de 2022, foram recolhidas 605 toneladas de material seco para reciclagem.

Todo o material recolhido nos pontos de coleta é repassado diariamente para duas associações de catadores de materiais recicláveis do município: Acamarp, em Nova Rosa da Penha, e Flexvida, no bairro Porto Novo. "A prática da coleta seletiva está ficando cada vez mais comum em Cariacica. Além de representar consciência mundial, gera renda para os catadores de materiais recicláveis", informou o secretário de Serviços, Marcos Aranda.

Os pontos de coleta estão localizados em vias principais, próximos ao comércio, em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros prédios municipais. Além disso, há pontos de coleta seletiva em dez condomínios. A Semserv faz visitas nesses empreendimentos para orientar moradores sobre a importância da coleta seletiva.

Como separar o lixo

Os ecopostos são prontos para receber plástico, papel, metal e vidro.

Plástico: garrafas PET, tampas, CDs, DVDs, tubos, canos, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e alimentícios, baldes, bacias, brinquedos, sacolas, saquinhos de leite e isopor.

Papéis: jornais, listas telefônicas, folhetos, caixas de papelão, revistas, folhas de rascunho, cadernos, caixa de leite e suco limpas, envelopes, cartolinas e papéis de embrulho limpos.

Metais: latas limpas de alimentos, refrigerantes, cervejas, marmitas de alumínio limpas, panelas, talheres de aço, tampinhas, arames, pregos, fios, objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo e zinco.

Vidros: garrafas, potes, vidros de conserva, produtos de limpeza e frasco.