Seletico faz ação de conscientização sobre limpeza pública na Expedito Garcia

O Seletico, mascote da limpeza urbana de Cariacica, fez uma ação na movimentada praça da Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, na tarde desta terça-feira (29). Ele conversou com moradores e comerciantes sobre a importância de todos participarem para manter a cidade limpa.


O mascote ressaltou a importância de uma parceria entre o município e a população para manter a cidade organizada e, consequentemente, saudável. “O Seletico chama a atenção, de maneira lúdica, para que todos se envolvam nessa causa e não descartem o lixo de forma irregular, nem em horários inadequados”, destacou o secretário de Serviços, Marcos Aranda.



“As pessoas precisam saber que tem que colocar o lixo na hora certa do caminhão passar. Eu trabalho distribuindo panfletos e sempre falo para as pessoas que não devem jogar o papel no chão”, disse a moradora Adriana dos Santos.


Para a gerente de cafeteria, Dafny Diniz dos Santos, que estava na avenida com a amiga Emily Brás, esse tipo de ação ajuda a conscientizar a população. “Se você joga o lixo no chão, os ralos e bueiros acabam ficando entupidos. Aí quando vem chuva acontece o alagamento e o pessoal reclama de alagamento. A limpeza deve ser um dever de todos”, acrescentou.



O pequeno Heitor Ludovico, de cinco anos, abordou o Seletico e contou que aprendeu na escola e em casa que lixo não se joga no chão. “Minha avó também me ensina”, diz o menino, ao lado de Eulita Ana Guizard de Oliveira, a avó, orgulhosa do neto. “É muito importante fazer esse tipo de orientação”, afirma ela.



Sobre o Seletico


Criado há dois anos, o mascote foi resultado de um concurso que mobilizou mais de 900 alunos da rede municipal de ensino. O nome Seletico foi escolhido em conjunto pelas Secretarias de Educação (Seme), Serviços (Semserv) e Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec).


Com o papel de porta-voz da sustentabilidade, Seletico carrega uma mensagem muito importante: reciclar é essencial para cuidar do presente e garantir um futuro mais sustentável.