Programa Cariacica Castra Legal: Prefeitura vai oferecer castração gratuita de 2.600 cães e gatos em um ano

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), por meio da Gerência de Bem-Estar Animal, lançou nesta quarta-feira (6) o Programa Cariacica Castra Legal, que vai oferecer castração gratuita de cães e gatos para animais de tutores residentes no município de Cariacica.


A meta da Semdec para o primeiro ano de funcionamento do programa é realizar a castração de 2.600 animais. Tutores, protetores e Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal já podem realizar o pré-cadastro (links e regras ao final da matéria).


“Este é um marco para a proteção e defesa dos animais no município de Cariacica. Além de oferecermos a castração de cães e gatos, poderemos também ter um registro de tutores e animais, criando possibilidade para a futura construção do censo populacional de cães e gatos”, disse a secretária de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente Luciana Tibério.


Luciana reforça que o Cariacica Castra Legal é um programa democrático e abrangente. “Todos os munícipes poderão se cadastrar e poderão ter acesso aos serviços conforme avanço das fases do Programa”, disse.


Renata Bessa, veterinária e gerente de Bem-Estar Animal da Semdec, destaca que antes dos procedimentos os tutores passarão por uma palestra de orientação sobre o programa. “Também vamos conversar com os tutores e mostrar a importância da guarda responsável para reduzir o índice de abandono de seus animais."


O programa


O Programa Cariacica Castra Legal tem como objetivo o desenvolvimento de uma política pública permanente voltada para o controle populacional de cães e gatos, utilizando-se da castração e microchipagem animal como ferramentas.


Os serviços, que serão oferecidos por meio de uma rede credenciada de clínicas veterinárias, englobam ainda a realização de exames laboratoriais pré-operatórios, fornecimento de medicamentos e materiais utilizados durante os procedimentos cirúrgicos e pré-cirúrgicos, assim como a medicação pós-cirúrgica a ser entregue aos tutores.


Além dos serviços citados acima, o programa possibilitará o cadastro de tutores e registro dos animais, criando possibilidade para a futura construção do censo populacional de cães e gatos.


Fases


O Programa Cariacica Castra Legal é composto por várias etapas. Confira abaixo:



  • Credenciamento de clínicas veterinárias interessadas na prestação dos serviços especificados no Edital de Credenciamento nº 0001/2022. Esta etapa já começou.

  • Pré-cadastro individual de tutores e de animais.

  • Triagem dos munícipes pré-cadastrados, com validação pela equipe da Gerência de Bem-Estar Animal.

  • Participação em palestra educativa e orientativa, com apresentação de documentos.

  • Assinatura do Termo de Responsabilidade pelo tutor.

  • Entrega de Guia de Autorização para agendamento junto às clínicas credenciadas.

  • Realização dos procedimentos junto à clínica veterinária credenciada selecionada: avaliação clínica e laboratorial, castração, microchigapem, registro dos animais e entrega da medicação.

  • Acompanhamento pós-cirúrgico 24 horas pela clínica veterinária credenciada.


Abaixo, confira as regras para cada grupo que pode solicitar a castração, clique no link e preencha o formulário para o pré-cadastro:



  • Protetores independentes que residam no município de Cariacica e tenham, no mínimo, sete animais sob sua tutela.
    Documentos: precisam apresentar declaração emitida por autoridade médico-veterinária comprovando a condição de protetor independente atuante no município de Cariacica.



  • Organizações Não Governamentais (ONGs), pessoa jurídica de direito privado, com comprovada atuação no município de Cariacica dedicada à proteção, defesa e bem-estar animal, independentemente do número de animais sob sua tutela.
    Documentação: comprovante de inscrição de situação cadastral no CNPJ e declaração emitida por autoridade médico-veterinária comprovando a condição de protetor independente atuante no município de Cariacica.



  • Morador de Cariacica, independentemente de renda, que possua no máximo seis animais sob sua tutela.
    Documentação: comprovante de residência. 



  • Morador de Cariacica em situação de vulnerabilidade social, que possua, no máximo, seis animais sob sua tutela.
    Documentação: cópia da inscrição no cadastro no CadÚnico ou cópia do Imposto de Renda (IR) que comprove renda familiar bruta mensal de até 3 (três) salários mínimos e comprovante de residência.