Bullying virtual será tema de palestra na Emef Oliveira Castro, em Itaquari, nesta quarta (6)

Combater o bullying escolar e conscientizar e proteger os alunos de ataques virtuais. Esses são alguns dos objetivos do projeto "Combate ao Bullying no Ambiente Escolar", desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oliveira Castro, em Itaquari. 


E nesta quarta-feira (6), às 7h30, os alunos participarão de uma palestra sobre "Cyberbullying", o bullying virtual, que será ministrada pelo policial civil Eduardo Pinheiro, especialista em Segurança da Informação e em crimes virtuais.


De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o cyberbullying é praticado por meio das tecnologias digitais. Pode ocorrer nas mídias sociais e em plataformas de mensagens e de jogos. É o comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar aqueles que são vítimas. Na palestra que será promovida nesta quarta, o policial civil Eduardo Pinheiro dará mais informações aos alunos sobre o tema. 


"Combate ao Bullying"


Margareth Brício, professora especialista em Educação Especial da Emef Oliveira Castro, conta que o projeto  "Combate ao Bullying no Ambiente Escolar" é desenvolvido na escola há anos e, com aumento de casos no ambiente escolar, fez-se necessário uma ampliação destas ações de conscientização.


“Esse projeto é de conscientização de um modo geral. Não somente entre os alunos, mas também para toda a família e comunidade, para que todos possam levar para a sociedade. O projeto começa com um circuito de bate-papo, no qual visito todas as salas de aula sempre com apoio de pedagogos, coordenadores e professores. A ideia é também que os professores promovam atividades com o tema para disseminar o conteúdo entre os alunos”, contou a professora.