Busca
news

Ministério da Justiça e Segurança Pública apresenta Plano Municipal de Segurança para Cariacica

Representantes do Diretório de Políticas Públicas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apresentaram para a Prefeitura de Cariacica o Programa Municipal de Segurança Pública (PMSP), com o objetivo de desenvolver metodologias e sistemas automatizados para elaboração de diagnósticos, capacitar servidores municipais, estruturar e implantar observatórios municipais de segurança pública, entre outras medidas de reforço. A apresentação foi realizada pelos representantes do MJSP Raphael de Mello e José Castro Rodrigues e aconteceu nesta terça-feira (5). O encontro teve a presença do secretário de Defesa Social de Cariacica, Claudio Victor; do secretário-chefe de Gabinete de Cariacica, Rogério Santos Guimarães; do procurador-geral de Cariacica, Eduardo Dalla Bernardina; e do assessor especial cabo Fonseca. A reunião também contou com a presença do corregedor da Guarda Municipal de Cariacica, Eder Lopes Rubim; do gerente de videomonitoramento de Cariacica, Honorato Nascimento; e do superintendente municipal de Inteligência e Articulação em Segurança Pública, Leilson Franca Lessa. "Trata-se de um programa importante que vai possibilitar que Cariacica desenvolva seu próprio plano municipal de segurança pública. O programa auxiliará a criação de um observatório municipal capaz de identificar as causas da criminalidade, o que possibilitará o desenvolvimento de uma ação preventiva para reduzir os índices criminais. Será um grande reforço para a segurança do município", ressaltou o secretário de Defesa Social Claudio Victor. Visitas técnicas A série de visitas da equipe técnica começou nesta segunda-feira (4) e se estenderá por 20 cidades em todo o País. Cariacica está na lista de prioridades do Programa Municipal de Segurança Pública para desenvolver ações que poderão auxiliar os municípios a construírem suas próprias estratégias de desenvolvimento da política do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). As visitas técnicas consistem, também, na transferência de competências e capacidades técnicas aos municípios para que atuem como integrantes estratégicos das ações estabelecidas pelo SUSP, por meio de metodologias, soluções tecnológicas e capacitação assistida para a implementação de gestão integrada para resultados. Durante este mês de abril, os locais visitados serão: Cariacica (ES), Linhares (ES), Pacajus (CE), Aquiraz (CE), Caucaia (CE), Cabo Frio (RJ), Macaé (RJ), Cabo de Santo Agostinho (PE), Paulista (PE), Altamira (PA), Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Valparaíso (GO), Duque de Caxias (RJ), Macaíba (RN), São Gonçalo do Amarante (RN), São José dos Pinhais (PR), Paranaguá (PR), Alvorada (RS), Dias Dávila (BA).