EMEF cívico-militar Cerqueira Lima, em Jardim América, será entregue em março totalmente reformada

Falta pouco para começar o ano letivo de 2022 em Cariacica. E para este ano já são muitas novidades na área da Educação, como a grande reforma que está sendo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cívico-Militar Prof. Cerqueira Lima, em Jardim América. As obras estão adiantadas e a previsão de entrega é para março.

O local que está em obras é a sede da antiga escola estadual Afonso Schwab, que pertencia ao governo do Estado e estava fechado. O espaço foi cedido pelo governo ao município. Dessa forma, a EMEF Cerqueira Lima terá duas unidades: uma unidade atendendo alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º anos), na avenida Brasil, e outra unidade atendendo alunos do ensino fundamental II (do 6º ao 9º anos), na rua Santo Amaro, ambas em Jardim América.

“Estamos próximos de concluir as obras de reforma da Prof. Cerqueira Lima, que neste ano passará para a modalidade cívico-militar, por meio de convênio com o Governo Federal. Devido às obras, as aulas na unidade começarão no mês de março, com 900 alunos do Ensino Fundamental II. A escola está sendo aguardada com muita expectativa pela comunidade. Ela está fantástica e será uma das mais bonitas de Cariacica", ressaltou o secretário de Educação José Roberto Martins.

Escola Cívico-Militar
O projeto da escola cívico-militar vai atender, inicialmente, entre 600 e 1.000 alunos da rede municipal do 6º ao 9º anos. Está previsto também o apoio do Governo Federal, disponibilizando profissionais das forças armadas com formação pedagógica para atuar de forma colaborativa com o corpo docente da unidade, ampliação dos espaços pedagógicos e possíveis reformas necessárias para adequação da unidade de ensino ao modelo proposto.

As aulas serão partilhadas entre os profissionais que já atuam na escola com os militares das forças armadas que ministrarão as atividades complementares. O projeto teve 75% de aceitação e já foi encaminhado para o Ministério da Educação (MEC).