news

Guarda Municipal de Cariacica passa a integrar central de videomonitoramento para flagrar ocorrências pela cidade

A recém-criada Guarda Municipal de Cariacica, além de circular a pé e em viatura pelas ruas, agora assume uma importante ferramenta para flagrar ocorrências pelo município: a central de videomonitoramento da cidade, junto com servidores do setor, além de comunicação via rádio. Só na tarde desta sexta-feira (21), já foram feitos pelas lentes dos equipamentos dois flagrantes de tráfico de entorpecentes. Após a abordagem, os três suspeitos, que portavam drogas embaladas e prontas para a comercialização, foram encaminhados para a 4ª Delegacia Regional, no bairro Rio Branco, onde ficaram à disposição das autoridades policiais. As ações foram flagradas pelas câmeras de videomonitoramento na região de Morada de Santa Fé. O videomonitoramento operado pela Guarda Municipal reflete em mais segurança para a população. Avistada a ocorrência, os agentes podem ser acionados para que se desloquem ao local e façam os devidos procedimentos, juntamente com as demais forças de segurança pública. "A atuação dos agentes da nossa Guarda Municipal é técnica e precisa. Aliada a tecnologia com o videomonitoramento e transmissão via rádio podemos monitorar os principais pontos da nossa cidade. O vasto material flagrado da prática criminosa foi entregue às autoridades e estaremos vigilantes para que esses indivíduos fiquem longe do convívio social por muito tempo", afirmou o subsecretário da Guarda Municipal de Cariacica, cabo Fonseca. O secretário de Defesa Social Claudio Victor explicou que os flagrantes e ocorrências serão mais ágeis e terão um outro olhar. "Os agentes trabalharão na central de videomonitoramento, em conjunto com os demais servidores. O que antes era comunicado às polícias Militar e Civil agora continua da mesma forma, mas passa a ser repassado para um outro Guarda Municipal, que já possui um olhar mais técnico e policial, o que garante a agilidade nas operações", disse. Central de videomonitoramento A Central de Videomonitoramento, agora com reforço e integração da Guarda Municipal, é gerenciado pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes). Cariacica possui 100 câmeras de videomonitoramento, espalhadas em locais estratégicos, e conta com o apoio das demais forças de segurança pública. O município vai receber mais 250 câmeras para modernização e ampliação do sistema. Além disso, para o Cerco Eletrônico, está em fase de licitação um projeto técnico para a aquisição de mais 90 câmeras que serão instaladas pela cidade.