Sábado (23) será dia de caminhada de prevenção à obesidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) promove neste sábado (23) a 1ª Caminhada de Prevenção à Obesidade, na orla de Porto de Santana, a partir das 9 horas. Quem quiser participar pode ir até o ponto de encontro, próximo à portaria da Vale, e se juntar ao grupo. Como este mês acontece a campanha do Outubro Rosa, quem quiser pode participar usando uma camiseta cor-de-rosa.

Além da caminhada, será feita a coleta de dados nutricionais (marcadores de consumo alimentar e antropométricos), aferição da pressão arterial, alongamento e abordagem educativa.

A caminhada da Semus conta com o apoio e incentivo da equipe do Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Antônio Cassiano de Moraes (Hucam), com participação dos alunos da Multivix, Ufes e Unisales, além da Secretaria Municipal de Esportes e do Hospital Meridional Cariacica.

O objetivo da caminhada é chamar atenção para o problema de saúde pública, que atinge pessoas de todas as idades. Em Cariacica, segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), 68% dos adultos têm algum grau de obesidade. Entre as crianças, esse percentual chega aos 16%. Já entre os adolescentes, 32% têm obesidade. Na população idosa, 52% sofrem com o problema.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), todos os profissionais das equipes estão preparados para acolher, apoiar o tratamento de indivíduos com sobrepeso e obesidade. Nas UBS também é possível realizar os encaminhamentos, quando necessário, para profissionais da equipe de apoio, como os nutricionistas que compõem as equipes de 10 unidades de saúde do município e atendem por agenda regulada.