Aluno da rede municipal de Cariacica disputa etapa nacional do Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola

Um jovem com um uniforme escolar se olha no espelho e enxerga sua futura profissão, exemplificando por meio dos estudos é possível atingir seus objetivos. Assim é o desenho "Reflexo do Futuro", que classificou João Pedro Belém Moreira para a etapa nacional do Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola 2021, que acontece com estudantes de todo o País.


João Pedro é aluno do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Stélida Dias, em Campo Grande e vai representar o município e o Estado na categoria desenho. O resultado foi divulgado nesta semana pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). 


O aluno concorre com outros dois estudantes e o resultado final será divulgado no dia 7 de dezembro em solenidade virtual. Este ano 14 regionais participaram da disputa. O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil.



Destaque


João Pedro foi o único do município a se classificar para a etapa nacional, porém os alunos da rede municipal ficaram em primeiro lugar geral na etapa regional. 


Na categoria Conto, Sophia Santos Bessa, do 6º ano, que ficou em 1º lugar; e Vytória Edyarda Gomes, do 4º ano, que ficou em terceiro. Já a aluna Cacianni da Cruz e Silva, do 7º ano da Escola do Campo, alcançou a terceira colocação na categoria Poesia. O 1º lugar na categoria Música foi alcançado pela estudante Emanuelle Vidal da Cunha, do 4º ano da Emef Stélida Dias.  


Os alunos da rede municipal de Cariacica participam efetivamente do Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola desde o ano de 2018 e levaram para casa prêmios de primeiro lugar nos anos de 2018 e 2019. Este ano dez escolas da rede municipal participaram, com um total de 2.782 estudantes inscritos. 


O prêmio


O concurso visa a reconhecer e divulgar os melhores trabalhos produzidos pelos participantes e a dedicação dos educadores envolvidos em ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.


O prêmio, realizado anualmente pelo Ministério Público do Trabalho, tem como objetivo estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e proteção do(a) adolescente trabalhador(a). Neste ano o tema é “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. 


O projeto teve ainda maior importância por 2021 ter sido declarado o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), de forma que o MPT na Escola se soma às demais atividades de sensibilização sobre a importância da erradicação urgente do trabalho infantil.