Programa Crescer Saudável leva orientações sobre alimentação a todas as escolas da rede municipal de Cariacica

A escola é um espaço de ensino e proteção social. E pode ser também um lugar de formação e potencialização de hábitos saudáveis. E com o objetivo de garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância, as 121 escolas da rede municipal de ensino de Cariacica contam com o Programa Crescer Saudável (PSE), que é da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa consiste em um conjunto de ações articuladas para prevenir, controlar e tratar a obesidade infantil. Estas ações abrangem os cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, diagnóstico e tratamento da obesidade, incentivo à prática corporal e de atividade física e por ações voltadas à mudança de comportamento.

Em Cariacica o Programa acontece em parceria com as secretarias de Saúde e Educação. Cada escola da rede conta com uma Unidade Básica de Saúde de Referência, assim como uma nutricionista para adequar o cardápio para uma alimentação saudável.

"Os professores de educação física desenvolvem atividades coletivas promovendo a prática da atividade esportiva. Também realizamos a  pesagem dos alunos para ver como está o índice de massa corporal (IMC). Começamos essa atividada semana passada", contou Andreia Furtado, gerente de Educação Integrada.

As escolas também trabalham a importância da alimentação saudável com palestras e vídeos educativos. Os pequenos recebem orientações sobre hábitos saudáveis e uma alimentação livre de refrigerantes e comidas fast-food.

“É um programa muito importante, com todas as práticas já promovidas pela Secretaria de Educação, principalmente no que se refere à alimentação balanceada. Todas as nossas refeições possuem o acompanhamento da equipe de nutrição e contam com todos os componentes nutricionais essenciais para cada etapa dos alunos. O projeto, em parceria com a Secretaria de Saúde, ganha uma abrangência de 100% e isso deve ser encarado como uma vitória, uma vez que a gente busca alinhar as questões de saúde das crianças com a aprendizagem. Quanto mais saudável estiver o nosso aluno, mais ele fica propenso a aprender”, ressaltou José Roberto Martins, secretário de Educação.