Plano Municipal de Saúde (PMS) reúne estratégias para os próximos quatro anos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) entregou nesta semana o Plano Municipal de Saúde (PMS) ao Conselho Municipal de Saúde. O instrumento de gestão reúne e organiza as propostas de ação do governo municipal para a área da saúde, oferecendo soluções relacionadas às necessidades da população.

O Plano Municipal de Saúde é um instrumento fundamental para a execução, monitoramento, avaliação e gestão do sistema de saúde nos próximos quatro anos (2022-2025), conforme as diretrizes propostas, em consonância com as necessidades de saúde da população.

Agora, a Semus iniciará a elaboração da Programação Anual de Saúde (PAS-2022), que trata-se do instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde (PMS), que tem por objetivo anualizar as metas do Plano Municipal de Saúde e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados.

“O plano foi construído de forma democrática, através da realização de consulta pública e Conferência Municipal de Saúde, reuniões com gestores municipais e áreas técnicas da Semus e com apoio institucional da Secretaria de Estado da Saúde. Agradeço a todos os gestores, munícipes, conselheiros e trabalhadores do SUS por estarem comigo nessa jornada rumo à oferta, ampliação, melhoria e acesso aos serviços de Saúde da nossa cidade”, disse Roberta Goltara, secretária de Saúde.