Atualização do cartão do SUS: moradores devem comparecer às unidades de saúde para informar dados

Atenção, moradores de Cariacica! A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) convoca todos os munícipes a realizarem a atualização do cadastro do cartão do SUS nas unidades básicas de saúde. De acordo com dados da secretaria, 230.700 pessoas estão com informações desatualizadas.


Para realizar a atualização do cadastro basta comparecer à unidade básica de saúde de referência com um documento de identidade e informar os dados atualizados, como endereço e telefone de contato.


Segundo a secretária de Saúde, Roberta Goltara, pessoas com dados desatualizados correm o risco de ficar sem consultas, cirurgias e exames dos especialistas credenciados pelo município ou regulados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).


“Quando são liberadas as consultas com especialistas, as equipes das unidades básicas de saúde entram em contato com o munícipe para informar sobre o agendamento. Porém muitos cadastros estão desatualizados e, com isso, não conseguimos contato com o morador, que infelizmente corre o risco de perder consultas, exames ou até mesmo uma cirurgia”, explica.


Credenciamento de médicos


Em junho, a Secretaria Municipal de Saúde começou a disponibilizar consultas com especialistas a partir do credenciamento de médicos. A meta é até o fim do ano disponibilizar 33.400 consultas à população e zerar a fila de espera, que contava em junho com 20 mil pessoas aguardando a vez.


No entanto, com os cadastros desatualizados, as equipes da Semus não estão conseguindo contato com as pessoas que têm direito ao atendimento e que estavam em fila de espera.


“Em algumas especialidades, chegamos a ter 50% de falta nas consultas com os médicos credenciados porque não conseguimos avisar às pessoas. Nós marcamos e tentamos contato até o dia agendado, porém, por não conseguirmos avisá-los nos contatos disponibilizados, muitos perdem a oportunidade”, explica Juliana Bruno, subsecretária de Saúde, que reforça a importância de atualizar o cadastro sempre que houver alteração de endereço ou número de telefone.