Mês de conscientização e luta contra hepatites virais: UBS de Santa Fé faz ação para a comunidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) designou, em 2010, o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. E em Cariacica as Unidades Básicas de Saúde estão realizando eventos para conscientizar a população sobre a doença. Após a Unidade Básica de Saúde de Campo Verde realizar uma ação, nesta terça-feira (27) foi a vez da unidade de Santa Fé.


A finalidade foi informar à população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção e incentivar as pessoas a buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento.


“Hoje foram testados 60 pacientes. Além das hepatites, testamos também as ISTs. Na ação desta terça,  foram três casos positivos para sífilis. A partir desse resultado a equipe aborda e realiza os encaminhamentos necessários", contou Claudia Fernanda Carvalho, enfermeira responsável técnica em IST/AIDS.


Os testes rápidos para as hepatites virais e demais ISTs são oferecidos em todas as unidades básicas de saúde do município. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para tratamento.


Sobre a doença
As hepatites B e C são doenças silenciosas e potencialmente graves. A hepatite C é a principal causa de transplante de fígado no país. O transplante é indicado para pacientes com cirrose e diminuição severa de funcionamento do fígado.