Secretaria de Serviços vai instalar 523 luminárias de LED na Rodovia do Contorno

A eficiência da iluminação pública de Cariacica vai ganhar um reforço ainda neste ano. É que o município foi o único da Região Metropolitana contemplado por um projeto da EDP, que é a concessionária de energia. Ainda neste ano, a Prefeitura de Cariacica vai receber 523 luminárias para substituir as já existentes em um trecho da Rodovia do Contorno. Cada uma delas custa R$ 707,79.

Todo ano, ano, a EDP lança uma chamada pública para receber projetos de eficiência energética, que prevejam a redução no consumo de energia. Desta vez, a Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) inscreveu o projeto para a troca da iluminação na Rodovia do Contorno, no trecho que fica nas proximidades de Vila Capixaba e Mucuri. No total, a Rodovia do Contorno possui 1060 luminárias.

“É gratificante, em tão pouco tempo na nova gestão, a gente fazer um projeto que é contemplado com essa chamada pública da EDP. Certamente vai melhorar ainda mais a iluminação pública do nosso município”, ressaltou Marcos Aranda, secretário municipal de Serviços.

O resultado da chamada pública foi divulgado neste mês e agora começa a etapa de assinatura de contrato, que deve durar 40 dias. Em três meses, as lâmpadas devem chegar. O trabalho de substituição vai demorar duas semanas.

“Atualmente, o trecho possui luminárias convencionais de vapor metálico, com 400 watts de potência. A que serão enviadas pela EDP são de LED, com alta eficiência e 120 watts. Elas têm a capacidade de iluminar mais, gastando menos energia elétrica”, explicou Celis Gomes dos Santos, engenheiro responsável iluminação pública em Cariacica.

Bairros

A Prefeitura de Cariacica também está fazendo a troca da iluminação pública dentro dos bairros. Desde o começo de março, a Secretaria Municipal de Serviços iniciou a substituição das luminárias convencionais pelas de LED. “Essas luminárias são mais eficientes e, como iluminam mais, oferecem maior sensação de segurança para a população” explicou o engenheiro Celis Gomes.

Até agora, foram trocadas as da região de Campo Grande. No momento, está acontecendo a substituição em Vera Cruz, Jardim América e São Geraldo.