Procuradores de Aracruz e Viana conhecem sistema de desburocratização de processos

A Procuradoria de Cariacica possui um sistema que evita os processos físicos, tornando-os virtuais, por meio do Sistema de Processos Automatizados (SPA). A ferramenta facilita dinamiza os trabalhos da Procuradoria do município, permitindo a automatização de tarefas, controle e cumprimento dos prazos, com total integração do Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Poder Judiciário. Em reunião realizada nesta quarta-feira (10), os representantes das procuradorias das prefeituras dos municípios de Aracruz e Viana vieram conhecer o sistema.

Na apresentação também participaram o diretor comercial da Coreplan e idealizador do sistema, Karlos Freitas; os representantes de Tecnologia da Informação (TI) dos municípios; o procurador Marcos Venícius Wyatt e o procurador-geral de Cariacica, Eduardo Dalla Bernardina.

O SPA pretende cada vez mais evitar que o sistema de desburocratização de processos dos contribuintes seja realizado por meio de papel. É um sistema totalmente virtual. Ele trabalha com fichas do contribuinte, processos, lançamentos de crédito, pagamentos de tributos, dívida ativa e busca de documentos.

A Coreplan possui sede em Fortaleza (CE). O diretor comercial Karlos Freitas disse que pretende expandir o trabalho pelo Espírito Santo e visa implantar o SPA em outros órgãos. “Cariacica abriu as portas para a empresa O Espírito Santo é uma grande vitrine para amplificar o nosso trabalho”, afirmou Karlos.

“As portas estão abertas para os procuradores que queiram conhecer o sistema, que é muito eficiente”, contou o procurador do município, Marcos Venícius Wyatt, que mostrou-se muito solícito com os representantes das prefeituras.

A procuradora-geral da Prefeitura de Viana, Thais Prata da Silva aprovou a apresentação do SPA. “Fiquei muito animada ao conhecer o sistema. Ele é fácil, prático, simples de manusear e de entender. Pretendemos contratar e levar para Viana. Vamos abrir uma licitação para adquirir esse ou outro sistema que funcione de maneira parecida”, declarou a procuradora-geral.

No Brasil, as prefeituras que já possuem boa parte ou todo o sistema de processos automatizados por meio do SPA são as de Fortaleza (CE), Cariacica (ES), São Luís (MA), Teresina (PI) Rio Largo (AL), Juiz de Fora (MG) e Niterói (RJ).