Assinada Ordem de Serviço para a segunda etapa de construção do Hospital Geral

Foi assinada, na manhã desta quarta-feira (27), a ordem de serviço que dará início à segunda etapa das obras de construção do Hospital Geral de Cariacica. O evento aconteceu no canteiro de obras do hospital, localizado no bairro Campo Belo. A previsão é de que a obra seja executada em três anos e, assim que o hospital estiver funcionando, realize mais de oito mil atendimentos por mês no pronto-socorro. O investimento total da obra será de cerca de R$ 230 milhões.

A solenidade contou com a presença do governador Renato Casagrande; da vice-governadora Jaqueline Moraes; do prefeito Euclério Sampaio; do senador Marcos do Val; dos deputados federais Ted Conti e Helder Salomão; deputados estaduais Marcelo Santos, Janete de Sá e Doutor Hércules; e do superintendente estadual do Ministério da Saúde no Estado, Bartolomeu Martins Lima. Além dos vereadores da cidade, lideranças comunitárias e da secretária Municipal de Saúde, Roberta Goltara e da subsecretária Juliana Bruno.

“Essa obra tem uma importância enorme porque está sendo realizada a muitas mãos. Por isso, é um momento histórico e sonhado para Cariacica”, ressaltou o governador. O prefeito Euclério Sampaio endossou o discurso lembrando que está investindo todos os seus esforços na estruturação da atenção primária.
"É um sonho para Cariacica o início desta obra. Estamos investindo na Saúde Básica para justamente desafogar os hospitais. Estamos trabalhando dia e noite para melhorar a saúde do município e, por isso, hoje é um dia histórico. Estamos ampliando as farmácias municipais, as salas de vacinação, vamos chegar a 100 equipes de Estratégia de Saúde da Família, diminuir a fila de especialidades e estender os horários das Unidades Básicas de Saúde. Estou muito feliz e grato ao Governo do Estado e ao governador Renato Casagrande por esta conquista!", destacou o prefeito.

De acordo com o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Luiz Cesar Maretto Coura, a segunda etapa da obra irá erguer o prédio do hospital, que será composto por cinco blocos. “Depois que o hospital ficar pronto, haverá um investimento de R$ 35 milhões em equipamentos”, frisou.

O Hospital Geral de Cariacica terá pronto-socorro clínico e cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), maternidade de alto risco e cuidados intensivos neonatais. Atenderá especialidades, como clínica médica, neurologia, nefrologia, cardiologia, cirurgia geral, maternidade e cirurgia de cabeça e pescoço. A estrutura também terá um heliponto. Quando pronto, será considerado o maior hospital público do Espírito Santo.

No total, serão 408 leitos, entre os de internação e os de apoio. A previsão é de que sejam realizados mais de oito mil atendimentos por mês no Pronto-Socorro e cerca de 120 mil atendimentos na UTI, UTI neonatal (UTIN), maternidade e clínicas médicas e cirúrgicas.

A obra possuirá uma área total construída de quase 38 mil m² distribuídos em cinco blocos, sendo o mais alto deles o bloco B, com oito pavimentos. Além disso, o Hospital Geral de Cariacica vai contar com 550 vagas de estacionamento para os usuários.