Profissionais da área da Saúde começam a ser imunizados nos Prontos Atendimentos e hospitais

A vacinação contra a Covid-19 em Cariacica continua nesta quarta-feira (20). Pela manhã, idosos que vivem na Instituição de Longa Permanência Djalma Gonçalves, em Rio Marinho, receberam a primeira dose da Coronavac. No mesmo horário, profissionais que atuam no Pronto Atendimento de Bela Vista também foram imunizados.


À tarde, foi a vez dos profissionais do corpo clínico do Hospital Meridional, que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, serem imunizados. O hospital recebeu 652 doses da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).


A técnica em Enfermagem de UTI Lenize Cardoso Siqueira, 24 anos, foi a primeira a ser vacinada e não escondia a expectativa. "É um momento de muita emoção, sem dúvida. Nós, que estamos nessa batalha desde março do ano passado, sabemos da importância dessa vacina. É uma sensação de alívio, de gratidão", disse, após receber a dose.


Mesmo recebendo a vacina, o médico intensivista Daniel Silveira Bezerra fez questão de frisar que não é o momento para relaxar nos cuidados. "A vacina traz alívio, mas não dá para pensar em abrir mão dos cuidados em relação à Covid-19. Eles são essenciais para que todos possamos sair dessa pandemia", lembrou.


A imunização no Hospital Meridional contou com a participação especial da secretária de Saúde Roberta Goltara. Ela, que é enfermeira, também aplicou a vacina contra a Covid-19 em uma profissional da unidade. "A vacina representa a esperança para todos nós, de que logo conseguiremos voltar à vida normal".


Vacinação


A vacinação teve início na tarde de terça-feira (19). O município recebeu do Estado, 2.156 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A imunização começou no Lar do Idoso Avedalma, em Cariacica Sede e a primeira a receber a vacina foi Joana Ornelas dos Santos, de 102 anos.