Cariacica está preparada para começar a vacinar contra a Covid-19

As vacinas contra a Covid-19 já são uma realidade no Brasil e para o Estado. Após a aprovação do uso emergencial da Coronavac e AstraZeneca, pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa) no último domingo (17), Cariacica mostra que já está preparada para dar início à tão sonhada imunização contra o coronavírus.


A vacina será aplicada a partir do momento em que as doses forem entregues ao município pelo Estado. A estimativa de quantas pessoas serão vacinadas vai depender da quantidade de doses recebidas.


Vale destacar que nesta primeira fase da campanha de vacinação, a população em geral não deve procurar as unidades básicas de saúde, pois o Ministério da Saúde determinou a imunização de públicos específicos: idosos acima dos 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid.


Os idosos que estão em Instituições de Longa Permanência (ILPs), que fazem parte do público-alvo inicial previsto pelo calendário do Ministério, irão receber as doses nesses locais, sem haver a necessidade de deslocamento. “Já os idosos acamados entrarão no agendamento, quando chegar essa etapa da imunização”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lesliane de Amorim. Lesliane lembra que os profissionais de saúde também irão receber a vacina no local de trabalho.


A Semus informa que possui 17 salas de vacinação preparadas para a imunização, com a previsão de implantar outras cinco.


Próxima fase


Em relação à próxima fase da campanha, a Semus aguarda um comunicado oficial em relação à quantidade de doses de vacina que o município terá direito, para decidir se haverá necessidade de implantar outros pontos de vacinação como drive thru e utilização de escolas e shopping, por exemplo. A Secretaria elaborou, também, um plano de escalonamento, que consiste na ampliação do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde, nos dias de funcionamento e no número de pontos de vacinação.


Também foi providenciada a compra de novas câmaras frias para armazenar o total de doses ao qual o município terá direito. O serviço de agendamento on-line será implantado por meio de site. O sistema está recebendo os últimos ajustes pela equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação.