Saúde participa de videoconferência com o ministro Eduardo Pazuello

Em uma reunião virtual na manhã desta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, definiu para a próxima quarta-feira (20), o início da vacinação contra a Covid-19 em todo o país. A decisão, no entanto, depende de um aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que pode ser dado no domingo (17).

Cerca de 140 prefeitos liderados pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos), que representa cidades acima de 80 mil habitantes, além dos secretários de saúde dos municípios, também participaram do encontro.

Na reunião, Pazuello apresentou também, a previsão de doses da vacina para os próximos meses: em janeiro, o total deve ser de 8 milhões. Em fevereiro, serão 30 milhões e, para o mês de abril, 80 milhões. De acordo com o Ministério da Saúde, juntando as vacinas de Oxford, AstraZeneca e a russa Sputnik, as doses no Brasil podem chegar a 400 milhões, ao longo de 2021.

A ordem de vacinação também já foi traçada pelo Ministério da Saúde. O primeiro grupo é composto de profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas. Posteriormente, os idosos acima de 75 anos serão imunizados. A proposta é que campanha inicie igualmente em todas as cidades brasileiras, de acordo com o ministro Pazuello.

No município

A administração destaca que Cariacica está preparada para começar a imunização com o processo de vacinação para os públicos determinados.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que elaborou um plano de escalonamento que consiste na ampliação do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde, nos dias de funcionamento e no número de pontos de vacinação e está providenciando a compra de novas câmaras frias para receber do Estado, o total de doses ao qual o município tem direito.