Procuradoria apresenta sistema de desburocratização de processos para Vila Velha e Serra

Uma ferramenta que tem o objetivo de agilizar o trânsito de processos para desafogar o Poder Judiciário: essa é a proposta do Sistema de Processos Automatizados (SPA). O SPA está implantado em Cariacica desde 2019 e gerencia toda a parte de processos da procuradoria. Por conta das facilidades que proporciona ao setor, duas prefeituras da Grande Vitória vieram conhecer o sistema na tarde desta quarta-feira (13).

Além das prefeituras de Vila Velha e Serra, a  reunião também contou com a presença do diretor comercial da Coreplan, empresa idealizadora do SPA, Karlos Freitas, que é de Fortaleza (CE), sede da empresa. "Expandimos nossa solução e já estamos em seis municípios. Cariacica foi o primeiro da Região Sudeste a implantar o sistema. Nossa intenção é transformar toda essa prática de processo físico por meio do SPA", afirma o diretor comercial.

A meta do SPA é tornar cada vez mais o trâmite burocrático de processos cada vez mais virtual. Desse modo, os procuradores deixam de trabalhar de maneira manual e passam a executar os serviços de formato online. O SPA conta com módulos que trabalham de forma integrada: processos, lançamentos de crédito, dívida ativa, fichas do contribuinte, pagamentos de produtos e busca de documentos.

O sub-procurador judicial do município de Vila Velha, Flávio Narciso Campos, ressaltou sobre a praticidade do SPA. "Gostei muito do projeto. O sistema foi apresentado de uma forma detalhada e nos agradou bastante. Ele é simples e de fácil compreensão".

"Já buscávamos por um sistema de automatização, e conhecemos o de Cariacica. Visitamos Fortaleza, para saber sobre mais detalhes e pretendemos levá-lo para Vila Velha", completa o sub-procurador de Vila Velha, Flávio Narciso Campos.

O procurador-geral do município de Cariacica, Eduardo Dalla Bernardina destacou a possibilidade de compartilhamento dos sistemas, caso Vila Velha e Serra passe a ter o SPA. "Nós vamos poder trocar as informações entre os municípios, consultar um processo, por exemplo. Conseguimos ter a gestão total da procuradoria. Com esse sistema nós ganhamos tempo, agilidade e economia".

Ele afirmou, ainda, que o cidadão é o maior beneficiário do sistema. "O contribuinte passa a ter os processos resolvidos com mais rapidez, de forma simples e intuitiva e as contas em dia, o IPTU, por exemplo. É como se fosse a sua casa, você precisa saber controlar as finanças. No município não é diferente", finaliza o procurador-geral do município de Cariacica, Eduardo Dalla Bernardina.

No Brasil, as cidades que contam com o SPA são:  Fotrtaleza (CE), Cariacica (ES), São Luís (MA), Teresina (PI) Rio Largo (AL), Juiz de Fora (MG) e Niterói (RJ).