Saúde recebe informações sobre a Metodologia da Matriz de Risco do Estado

A metodologia da Matriz de Risco do Estado, responsável pela classificação de cada município, assim como a dinâmica da Sala de Situação, onde são definidas as estratégias de combate ao coronavírus, foram apresentadas na tarde desta terça-feira, (05), por meio de uma videonconferência, ao prefeito Euclério Sampaio e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). As informações apresentadas pelo Centro de Comando e Controle servirão para traçar as medidas e reunir esforços para continuar o enfrentamento à pandemia.

Além do governador Renato Casagrande, participaram da reunião online, prefeitos e secretários municipais de saúde de 15 cidades da Grande Vitória e do interior, além do secretário de Saúde Nésio Fernandes e de representantes do Ministério Público Estadual, do Instituto Jones dos Santos Neves, Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen), Corpo de Bombeiros e da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), entre outros.

Renato Casagrande frisou a importância do trabalho conjunto entre as prefeituras e o Estado no combate à pandemia. O governador destacou, por exemplo, que os prefeitos devem continuar seguindo os decretos estaduais; intensificar as fiscalizações em festas clandestinas para evitar aglomerações e falou também sobre a necessidade de se isolar a pessoa contaminada com sintomas e fazer o acompanhamento do paciente para interromper a transmissão do coronavírus, entre outras medidas.

O governador também defende o retorno às aulas no mês de fevereiro. Renato Casagrande propôs a criação de um comitê junto à Amunes e o Ministério Público Estadual (MPES) para planejar a retomada das aulas das redes municipais e estadual no próximo mês. As aulas estão suspensas desde o mês de março de 2020, devido à pandemia.