Comunidade de Flexal II já conta com os serviços da Unidade de Saúde do bairro

Os moradores de Flexal II já podem contar com a Unidade de Saúde do bairro, a Unidade Básica de Saúde da Família Padre Gabriel Maire. Até então, a UBS de Nova Canaã era a unidade de referência para os atendimentos à comunidade. A UBS de Flexal II oferece consultas e serviços como raio-x, entre outros. O local conta com uma estrutura com quatro equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF), além de enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, técnicos, psicólogos, assistentes sociais e auxiliares administrativos.

“Para nós, é um marco, um sonho que começou há muito tempo, sendo realizado agora. Essa unidade será muito útil para toda a comunidade de Flexal II e irá desafogar a demanda nas unidades próximas também”, destaca Bruno Pereira Pimentel, presidente da Associação de Moradores de Flexal II.

A UBS de Flexal II funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Vale lembrar que, devido à pandemia, as consultas ocorrem com intervalos de 30 minutos entre uma e outra. O tempo é necessário para que seja realizada a higienização do consultório, antes de receber o próximo paciente.

A unidade é toda informatizada e uma das facilidades oferecidas é o agendamento de consulta, que o munícipe pode solicitar de forma presencial, na recepção, ou por telefone, caso o paciente tenha dificuldade para se dirigir à unidade.

Na inauguração, os moradores não escondiam a satisfação com a nova unidade de saúde. “A gente saía do bairro para ir até a Unidade de Saúde de Nova Canaã, às vezes de madrugada, para se consultar sem ter a certeza se iria conseguir. A unidade em Flexal II vai facilitar muito a vida de todos nós”, diz a aposentada Maria Nunes de Almeida, 73 anos, que é diabética e sofre de pressão alta.

A dona de casa Claudilene Maria Alves da Silva também era só elogios após a consulta da sua filha, Ana Júlia, de 8 anos. “O atendimento foi melhor do que eu esperava. A pediatra foi muito atenciosa com a minha filha. A unidade está de parabéns”, disse, com um sorriso no rosto.

“Para nós, fica a satisfação de proporcionar esse acolhimento, uma melhora na qualidade de vida dos moradores de Flexal II”, explica a secretária municipal de Saúde, Bernadete Coelho Xavier.

E, em breve, a comunidade ganhará mais um benefício na área de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) irá inaugurar, em um prédio anexo à sede da UBS, o Pronto Atendimento 24 horas, com serviço de urgência e emergência e atendimento a pacientes com sintomas de Covid-19, entre outros.