Mais unidades de saúde para a população fazer teste que detecta o coronavírus

No início da pandemia de coronavírus, o Pronto Atendimento de Alto Lage foi estruturado como referência para atender aos casos de Covid-19 no município. Funcionando no regime de 24 horas, a unidade recebe pacientes com sintomas gripais ou não, e conta também, com atendimento infantil.


Para garantir mais eficiência ao munícipe, o PA do Trevo teve a sua estrutura de atendimento ampliada. A unidade passou a contar com 26 leitos de isolamento para Covid-19 na enfermaria, além de oito leitos de emergência com suporte para pacientes graves, com equipe treinada. Trata-se de leitos de observação, pois a internação do paciente em caso de necessidade, está direcionada à rede hospitalar do Estado.


Com o objetivo atender ainda melhor os pacientes com síndrome gripal, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estendeu a realização do teste RT-PCR (coleta de swab) para seis unidades básicas de saúde, além dos três Prontos Atendimentos do município. Nas UBS de Jardim América, São Francisco, Bela Aurora, Padre Gabriel, Nova Rosa da Penha II e Santa Fé, pacientes com sintomas gripais, de acordo com as normas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), podem fazer o teste.


O morador que buscar atendimento em qualquer uma das 29 UBS do município será acolhido e passará pelo atendimento clínico. Estando ele dentro do período exigido para o teste, que é entre o 4º e o 7º dia do início dos sintomas, haverá o encaminhamento para a unidade referência, que realizará um agendamento para que ocorra a testagem dentro do período oportuno.


 Os Prontos Atendimentos de Bela Vista e Nova Rosa da Penha, assim como o PA do Trevo, também, atendem, preferencialmente, a pacientes com sintomas mais severos.