Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em Cariacica tem nova data

Os munícipes da área urbana que possuem cães ou gatos têm um compromisso muito importante neste sábado (24): levar seus bichinhos de estimação para tomar a vacina contra o vírus da raiva na campanha de vacinação antirrábica canina e felina, que acontece em todo o País.


Em Cariacica, neste sábado, serão 64 postos distribuídos em 55 bairros. A imunização dos pets teria continuidade no dia seguinte, no domingo (25), entretanto, devido às chuvas, a data foi transferida para o dia 8 de novembro.


A nova data também cairá num domingo e as doses da vacina antirrábica serão oferecidas em 70 postos, espalhados por 54 bairros. O horário de funcionamento dos postos de vacinação será das 8 horas às 16 horas. De acordo com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a previsão é de que 38.005 cães e 7.601 gatos sejam vacinados nessas duas datas.


A coordenadora de Agravos e Endemias da Vigilância Ambiental, Neriana Rosetti Intra, destaca a importância da vacina para os cães e gatos domésticos: “A vacina antirrábica é a única forma de prevenir a doença, que é fatal em quase todos os casos. A raiva é uma zoonose que pode acometer os seres humanos e, por isso, são necessários cuidados redobrados no combate e prevenção da doença”, diz.


Nas últimas semanas, equipes da UVZ afixaram cartazes em unidades básicas de saúde dos bairros e próximo a esses locais, informando o posto de vacinação mais próximo. A medida foi para facilitar mais o acesso do morador. Em alguns bairros, inclusive, haverá mais de um posto disponível.
A Semus pede que durante a vacinação, os tutores de animais utilizem máscara e respeitem o distanciamento social, como medidas de prevenção à contaminação da Covid-19.



Veja os locais de vacinação AQUI.