Cães e gatos da zona rural recebem vacina contra a raiva

Cães e gatos da zona rural do município estão recebendo a vacina antirrábica. A imunização, que irá ocorrer em 32 localidades, segue até o dia 17de outubro. De acordo com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), a previsão é de que 41.806 animais sejam vacinados, incluindo a área urbana.


A equipe de vacinação do UVZ percorre casa por casa, oferecendo a vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. “Além de oferecer a vacina antirrábica, nós damos orientações aos proprietários dos animais, falamos sobre a necessidade dessa imunização. A vacina é importante, também, para garantir a proteção do dono”, destaca o agente de endemias Silvio Antunes da Costa.


Silvio lembra que a vacina é aplicada em cães e gatos a partir de três meses de idade. Fêmeas que estão prenhes ou amamentando, podem ser vacinadas também.


Nos últimos doze anos, não houve casos confirmados de raiva em caninos ou felinos, tanto na zona rural quanto urbana de Cariacica.


As localidades que já tiveram seus animais vacinados são: Pau Amarelo, Boqueirão, Sabão, Patioba, Pedro Fontes, Pica Pau, Vila Cajueiro, Ibiapaba, Vila Progresso II, Cangaíba, Boca do Mato, Chácara do Rio Bonito, Mumumba, Nova Campo Grande, Encantado, Alegre e Trincheira. A partir da próxima segunda-feira (14), a vacina antirrábica será aplicada na região de Roda D’Água e Taquaruçu.


E, após a imunização da zona rural, será a vez dos bichinhos da parte urbana receberem a dose. Isso será possível no Dia D de vacinação contra a raiva no Estado, que de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro. A vacina estará disponível em 72 postos. Então, não deixe de proporcionar mais esse cuidado ao seu amigo de todas as horas.