Coronavírus: medidas tomadas pelo município ajudam a manter estável o número de óbitos

O município de Cariacica saiu do risco alto de transmissão da Covid- 19 no final do mês de julho e, atualmente, se encontra em risco moderado. Para que este fato ocorresse, foi verificada a diminuição do número de casos notificados de munícipes, bem como redução no número de óbitos.

Diversas ações e esforços têm sido desenvolvidos pelo município para esta redução, como ações educativas para manter o isolamento social, oferta de testagem em todas as 28 unidades básicas de saúde (teste rápido) do município e nos 3 Prontos Atendimentos (teste rápido e RT-PCR), bem como ações de fiscalização integradas com Vigilância Sanitária e outras secretarias municipais. Tudo com o objetivo de orientar os moradores sobre a importância de se manter em isolamento, para assim, evitar a propagação do coronavírus.

A Vigilância Epidemiológica do município monitora, diariamente, os casos suspeitos notificados no sistema ESUSVS desde o inicio da pandemia. Até o momento, já foram 28.101 casos notificados. Destes, 10.321 casos confirmados e 8.596 munícipes já curados da doença (como pode ser conferido no Painel Covid municipal e estadual).

No site da prefeitura  (www.cariacica.es.gov.br), basta clicar em um banner, que o internauta é direcionado para a plataforma. De forma simples e objetiva, estão disponíveis dados como total de casos confirmados, número de  óbitos, de pessoas curadas e o grau de letalidade (que é a proporção entre o número de mortes e o número total de doentes de Covid-19), por exemplo. O serviço é atualizado diariamente.

Em relação aos óbitos, a média móvel monitorada por semana epidemiológica evidenciou um pico de ocorrência entre as semanas 20 a 25 (10/05 a 20/06). Da semana 26 (21/06) em diante, houve uma relativa estabilização no número de ocorrências de óbitos com redução na curva de registros a partir da semana 30 (19/07)
.
Todas as notificações são investigadas e monitoradas pela Vigilância Epidemiológica, juntamente ao serviço de atenção básica municipal, acompanhando os pacientes desde a suspeita, confirmação ou descarte da doença, dando prosseguimento no monitoramento dos casos confirmados até a cura ou óbito

O município também promove uma ação permanente de conscientização em seus canais de comunicação, além de afixar cartazes e fazer a distribuição de material orientativo, com a ajuda de carro de som, nessa conscientização.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está empenhada em monitorar o munícipe desde o momento em que ele busca por atendimento em nossos serviços e durante o desenvolvimento da doença.

Para que os indicadores de novos casos, principalmente os de óbitos, não aumentem no município, é muito importante a colaboração da sociedade, onde cada um deve fazer a sua parte. O isolamento social é a melhor alternativa para evitar a contaminação e a propagação do coronavírus.