Coronavírus: não é hora de relaxar em relação aos cuidados e à prevenção

Há pouco mais de seis meses, a Covid-19 passou a fazer parte do nosso dia a dia e fez com que mudássemos nossos hábitos, principalmente, os que estão relacionados à higiene. Lavar as mãos com frequência, higienizar com álcool gel, manter o distanciamento social e usar máscara ao sair de casa são essenciais para evitar o contágio pelo vírus, que já causou a morte de mais de 800 mil pessoas e contaminou quase 24 milhões no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

E, após tanto tempo com o coronavírus presente entre nós, muitas pessoas acabam relaxando nos cuidados, o que não é recomendável. O vírus continua circulando por aí e a prevenção é a única arma disponível nessa batalha, enquanto uma vacina não é aprovada.

Vale lembrar que, caso a pessoa apresente os sintomas compatíveis com a Covid-19, que são febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, é preciso evitar contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos.

A orientação é procurar atendimento médico imediatamente. Todas as 28 unidades básicas de saúde (UBS) do município estão preparadas para atender a qualquer cidadão que busca atendimento, inclusive com coronavírus.  Nessas unidades, os pacientes identificados com suspeita de doença respiratória, recebem uma máscara e são direcionados como prioridade no atendimento.  Caso necessário, são encaminhados ao Pronto Atendimento do Trevo de Alto Lage.

Em Cariacica, a população conta, também, com a Central de Atendimento Municipal sobre Coronavírus, instituída pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O serviço telefônico conta com três linhas e informa sobre recomendações e cuidados de prevenção ao novo vírus, e também tira dúvidas a repeito de sintomas da doença, em quais situações se deve procurar atendimento médico, assim como endereços das unidades de saúde e Prontos Atendimentos, entre outras questões. O telefone é 3354-5635 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Atenção: o serviço de tira-dúvidas não substitui uma consulta médica. Quem apresentar sintomas como febre acima de 37.7º e dificuldade para respirar, deve buscar atendimento na unidade básica de saúde mais próxima.

Para evitar a contaminação e propagação do coronavírus, faça o seguinte:

· Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
· Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
· Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
· Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
· Fique em casa se você se sentir indisposto.
· Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar
· Mantenha distância mínima de 1,5 metros a 2 metros entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos.
· Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência.
· Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
· Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
· Evite circulação desnecessária nas ruas, shoppings, comércio em geral.
· Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos