Agosto Dourado: mês de conscientização a respeito da importância do aleitamento materno

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Este ano, o lema da campanha  “Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável” se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente.


A amamentação é um excelente exemplo dessas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas. Afinal, o leite materno é um alimento natural e renovável, ambientalmente seguro e ecológico, porque é produzido e entregue ao consumidor com o mínimo de embalagem ou desperdício.


O incentivo ao aleitamento materno deve ser prioritário e mantido mesmo em tempos de pandemia de coronavírus.


Por conta disso, as unidades básicas de saúde do município irão contar, ao longo do mês, com uma programação específica sobre o tema. As ações são desenvolvidas pela Coordenação de Programas Especiais (CPE), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).


Além de decoração temática nas unidades, haverá muita informação através de palestra com enfermeiros, roda de conversa com médicos entre outras atividades. Tudo para proporcionar um momento de troca de experiências para as gestantes e puérperas que buscam atendimento.


Nesta terça-feira (04), na Unidade Básica de Saúde de Santa Fé, a programação contou com palestra com enfermeiros sobre a importância do aleitamento materno, além da entrega de fraldas como lembrancinhas. Na U.B.S. de Nova Brasília houve também distribuição de folder com orientações.


Na quinta-feira (06), na U.B.S. Jardim Botânico, as pacientes vão poder participar de uma roda de conversa com a médica Débora Reis, no horário da manhã, além de consultas de Pré Natal com a enfermeira Maria Angélica Lourenço Lamas.


Já na sexta-feira (07), haverá uma palestra educativa sobre o aleitamento materno, com uma pediatra, na U.B.S. de Cariacica Sede.


Grávida de cinco meses do quarto filho, Angelica Santos Silva, 29 anos, esteve hoje pela manhã na U.B.S. de Santa Fé para uma consulta de Pré Natal. A dona de casa aprovou as dicas e orientações que recebeu de uma enfermeira, a respeito da importância da amamentação.


“Cada gravidez é diferente da outra. Acho ações como essa muito importante, pois às vezes, a gente tem alguma dúvida ou descobre algo novo que ainda não sabia”, elogia.


"O Agosto Dourado vem para incentivar o aleitamento materno. Amamentando, além de transmitir anticorpos para o bebê, a mãe também vai doar muito amor e carinho. Amamentação é a base da vida", destaca a enfermeira da U.B.S de Bela Vista, Liliane de Souza Araújo.