Aulas permanecem suspensas até o dia 31 de agosto

As aulas da rede municipal de ensino de Cariacica permanecem suspensas até o dia 31 de agosto, devido à pandemia provocada pela Covid-19. No município, as aulas estão suspensas desde março e a medida foi adotada como forma de proteção à saúde da comunidade escolar e também para não haver propagação do vírus.

Na quarta-feira (22), a Prefeitura publicou o Decreto 128, que, em uma de suas prerrogativas mantém a medida de suspensão de alguns serviços nas repartições municipais até 31 de agosto.

Esse decreto altera parcialmente a redação do decreto 96, de 26 de maio deste ano. De acordo com o documento, permanecerão suspensas as aulas na rede pública municipal de ensino, bem como o funcionamento das escolas, creches e faculdades particulares localizadas no Município de Cariacica.

E para diminuir os impactos sociais gerados pela pandemia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), não tem poupado esforços em atividades que auxiliem os alunos e as suas famílias.

Neste período de pandemia, por exemplo, aproximadamente 20 mil famílias que já são cadastradas no Programa Federal Bolsa Família já foram beneficiadas com kits de alimentos, que continuarão sendo distribuídos até o fim da pandemia.

A Prefeitura também realiza o projeto #DeverEmCasa, uma ação para fortalecer o vínculo entre as unidades de ensino e a comunidade escolar por meio de atividade on-line durante o período de isolamento social.

As atividades de suporte pedagógico contêm vídeos, leituras, jogos on-line, exercícios lúdicos, entre outros. O objetivo é estimular que os alunos continuem no processo de aprendizagem.

Neste sentido, a plataforma digital não é obrigatória, mas sim uma ferramenta de consolidação dos conteúdos ministrados em sala de aula. As atividades são atualizadas semanalmente pelas equipes de ensino responsáveis por cada modalidade.

Também há equipes que realizam o planejamento de ações voltadas para as famílias que não têm acesso a internet em casa. Neste caso, a família deve entrar em contato com a unidade escolar em que o aluno está matriculado e agendar o horário para retirar o material impresso.

O #DeverEmCasa pode ser acessado por meio do portal da Prefeitura e os links também são compartilhados pelas escolas e centros de educação infantil para os pais por e-mail ou aplicativo de mensagens.

"Já os 3.527 profissionais da educação estão participando de formações on-line para que possam ajudar ainda mais os 47 mil estudantes a assimilar os conteúdos de cada série. Os educadores atuantes nas escolas do município estão participando de formações específicas para cada área pedagógica, de acordo com as disciplinas oferecidas pelos professores nas suas áreas", explicou o secretário de Educação de Cariacica, José Roberto Martins Aguiar.

Google Sala de Aula

A Prefeitura também está implantando a plataforma digital Google Sala de Aula (Google Classroom), que vai permitir que os alunos tenham acesso digital a alguns conteúdos aplicados em sala de aula, além de cursos direcionados para as disciplinas que atuam.

O projeto permitirá que os alunos do Ensino Fundamental tenham acesso a algumas atividades em notebooks na escola e em seus dispositivos móveis com acesso à internet em suas casas.Já os pais dos estudantes da Educação Infantil poderão trabalhar com as crianças, em suas residências, algumas atividades que os professores trabalharem na escola. O sistema é o mesmo utilizado pelo Governo do Estado na rede de escolas estaduais.

Parcerias

A Seme também firmou parcerias com empresas para qualificar os professores e adquirir objetos para manter a qualidade da educação já oferecida pelo município, como a Vale, a Fundação Vale e o Instituto Avante, que já entregaram mais de 3 mil itens, entre os quais 77 livros para cada uma das escolas, como blocos, peças e pequenas cozinhas de madeira, teatro de sombras, bonecos, carriolas e outros que irão estimular os sentidos e o aprendizado da criançada.

Cariacica também é o primeiro município capixaba a ser escolhido como parceiro do Programa Formar, mantido pela Fundação Lemann. O Formar promove e alinha esforços com as secretarias de educação e escolas de redes públicas de todo o Brasil, diminuindo distâncias, apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoando as práticas de gestão e os processos pedagógicos. Ao todo, 28 redes farão parte do programa em todo o País.

Além disso, a Prefeitura está reformando escolas para continuar a atender os estudantes da melhor maneira no ambiente escolar, como, por exemplo, o início da execução da reforma e adequação de refeitório e nova cobertura no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Hilda Scarpino (foto), localizada no bairro Presidente Médice, e a finalização da reforma do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Manoel Pedro Rocha, localizado no bairro São Francisco.