Teste do Pezinho: exame não parou na pandemia e mais uma unidade de saúde passa a oferecer

O Teste do Pezinho faz parte da Triagem Neonatal, fundamental para descobrir doenças genéticas, metabólicas e infecciosas. Elas podem ser tratadas de forma adequada e o mais rápido possível, se diagnosticadas nos primeiros dias de vida da criança. Mais que uma recomendação do Ministério da Saúde, o exame é prescrito por lei no Brasil e garantido, gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS).


O teste é obrigatório e deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido. É feita uma pequena picada no calcanhar do bebê. O furo é praticamente indolor e o sangue é coletado rapidamente. Através da gota de sangue, podem ser apontadas, de forma precoce, doenças como a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística, a anemia falciforme e outras hemoglobinopatias (alterações hereditárias que afetam a hemoglobina).


Em Cariacica, o Teste do Pezinho é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a APAE Vitória e a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa).


E mesmo em tempos de pandemia de coronavírus, o teste continua sendo feito, conforme definido pela portaria 019/2020, publicada em Diário Oficial do município em 20 de março, que garante este e outros tipos de atendimentos essenciais à população. Basta a mãe procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. O atendimento é feito das 8h às 11h, de segunda a sexta-feira e não necessita de agendamento.


A Unidade de Saúde Santa Luzia é a mais recente a oferecer o Teste do Pezinho e se junta a mais 24 unidades de saúde no município. E esse número tende a aumentar. A Semus pretende implantar o exame para os bebês em mais 03 unidades até o final do ano, totalizando 28 unidades básicas de saúde, com cobertura de 100%.