Barreiras Sanitárias passam a funcionar em novos pontos


Buscando atingir um número diversificado de pessoas, as barreiras sanitárias do município estão, a partir desta quinta-feia (25), em novo endereço: na avenida Vale do Rio Doce, na entrada do bairro Porto de Santana e na avenida José Sette, na praça de Cariacica Sede. 


A escolha de Porto de Santana, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus),  foi pelo fato do bairro concentrar um grande número de casos de Covid-19. Já Cariacica Sede, além de ser a ‘entrada’ para alguns municípios do interior como Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, é também, caminho para muitos agricultores que se deslocam, diariamente, para a Ceasa.


O coordenador de Vigilância Sanitária, Fernando César Teixeira, explica que nos novos pontos, além dos motoristas e ocupantes de carros de passeio, motoristas e passageiros em ônibus de viagem vindos do interior e em coletivos do Sistema Transcol também são abordados nas barreiras. “Todos têm a sua temperatura aferida e recebem um folder com orientações e explicações a respeito do coronavírus. A iniciativa é muito elogiada pelos passageiros dos ônibus, inclusive”, diz.


No primeiro dia de funcionamento nos novos pontos, 1.038 pessoas tiveram a temperatura aferida em Cariacica Sede. No mesmo local, foram abordados 385 veículos e 15 ônibus. Já em Porto de Santana, foram 345 veículos abordados com 507 pessoas atendidas.


Durante a abordagem, ao perceberem um caso suspeito, os agentes orientam a pessoa e ficar em isolamento por 14 dias. O cidadão que apresentar temperatura superior a 37.7º é orientado a buscar atendimento em uma unidade de saúde.


A abordagem ocorre  de segunda a sexta-feira, das  7h às 11h. Equipes da Vigilância Sanitária do município e profissionais da Secretaria de Defesa Social estão responsáveis pela fiscalização. Desde o dia 8 de maio quando as barreiras sanitárias começaram a funcionar, até o momento, cerca de 38 mil pessoas já tiveram a temperatura aferida. Desse total, 14 apresentaram febre.