Fiscalização Integrada multa academia e notifica cinco bares que desrespeitaram decreto

Uma ação de Fiscalização Integrada das Secretarias Municipais de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec),  Saúde (Semus) e Defesa Social (Semdefes), em conjunto com a Polícia Militar, resultou em uma academia multada e cinco bares notificados na noite de sexta-feira (19). O objetivo foi atender às denúncias referentes ao descumprimento de decreto municipal, e também, à aglomeração de pessoas.

Os 9 fiscais e policiais percorreram os bairros de Campo Grande, Vila Capixaba, Santa Fé e Santa Cecília.

Em uma academia de crossfit no bairro Santa Fé, a fiscalização flagrou alunos praticando atividade física sem máscaras. O uso é obrigatório, conforme determina a portaria 100-R  da Secretaria de Estado da  Saúde do Espírito Santo (Sesa). O estabelecimento foi multado em R$ 1.748,06.

Já no bairro Santa Cecília, a fiscalização se deparou com um bar onde havia cerca de 80 clientes. “O local estava com muito movimento e cerca de 90% das pessoas não usavam máscara”, lembra o coordenador do Disque-Silêncio, Wagner Pereira.

O proprietário foi notificado. O estabelecimento desrespeitou o decreto municipal 063/2020, que proíbe o funcionamento de comércio e atividades não essenciais. Bares e lanchonetes só podem trabalhar em sistema delivery e não podem abrir para evitar a aglomeração de pessoas. As medidas são fundamentais para o combate à propagação do coronavírus. Em caso de reincidência, os estabelecimentos notificados poderão pagar multa, que varia de R$ 500 a  R$ 1.500 e o proprietário pode perder o direito de abrir.

Denúncias sobre comércio aberto e aglomerações podem ser feitas na Ouvidoria 162, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e pelo 0800 283 9255, de segunda a sexta-feira, de meio-dia às 6h e aos finais de semana, 24 horas.