Central de Atendimento sobre coronavírus já recebeu mais de 3 mil ligações

Nesses tempos de pandemia, a informação é um forte aliado na prevenção ao coronavírus, que deixou o mundo inteiro em estado de alerta, e tem causado vítimas diariamente. E todo o cuidado é pouco para não embarcar em falsas orientações que só atrapalham e em nada ajudam.

Em Cariacica, desde o dia 24 de março, a população conta com a Central de Atendimento Municipal sobre Coronavírus, instituída pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Em média, a central recebe em torno de 47 ligações por dia. Desde a sua criação até o dia 09 de junho, as equipes - formadas por cirurgiões-dentistas - já realizaram 3.670 atendimentos.

O serviço telefônico conta com três linhas e informa sobre recomendações e cuidados de prevenção ao novo vírus, e também tira dúvidas a repeito de sintomas da doença, em quais situações se deve procurar atendimento médico, assim como endereços das unidades de saúde e Prontos Atendimentos entre outras questões.

A coordenadora da central, Mércia Rita Schmitd, destaca que as equipes de atendimento também registram denúncias sobre estabelecimentos comerciais que deveriam estar fechados (como bares) e aglomeração de pessoas em locais públicos, o que está expressamente proibido por decreto. “Denúncias desse tipo são registradas e encaminhadas para o setor da prefeitura responsável”, explica Mércia.

Serviço:

Central de Atendimento Municipal sobre Coronavírus

O que é: serviço, via telefone, que orienta e presta esclarecimentos sobre o coronavírus aos moradores de Cariacica

Funcionamento: diariamente, das 8h às 19h

Atenção: o serviço de tira-dúvidas não substitui uma consulta médica. Quem apresentar sintomas como febre acima de 37.7º e dificuldade para respirar, deve buscar atendimento na unidade básica de saúde mais próxima.