Fiscalização fecha bares em cinco bairros nesta sexta-feira (05)

A noite desta sexta-feira (05) foi de fiscalização aos bares dos bairros Nova Rosa da Penha I e II, Nova Esperança, Morrinhos e Cariacica Sede. Foram fechados 23 estabelecimentos e aplicadas 13 notificações. Nenhum comerciante foi multado.

A operação foi realizada pela equipe de Fiscalização Integrada das Secretarias Municipais de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e Saúde (Semus) com o apoio da Polícia Militar. Os trabalhos começaram às 19h e seguiram até às 22h.

Segundo o coordenador do Disque-Silêncio, Wagner Pereira, em alguns estabelecimentos foram encontradas, até mesmo, pessoas que fazem parte do grupo de risco.

“Bastante pessoas, aparentemente, com idades superiores a 60 anos e algumas crianças. Encontramos um média de 10 a 15 clientes em cada estabelecimento”, afirma.

Alguns comerciantes acataram ao pedido de fechamento, imediatamente, enquanto outros, questionaram a ação.

“A maioria tinha a ciência que não deveria estar com o comércio aberto, mas alegou que precisa trabalhar e, por isso, abriu em descumprimento aos decretos restritivos. No fim, todos acataram”, explica Pereira.

De acordo com dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a região de Nova Rosa da Penha acumula 65 casos da doença, Cariacica Sede, 53; Nova Esperança, 39 e Morrinhos, 3.

Novas ações de fiscalização estão sendo planejadas para a próxima semana.