Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 30

O Ministério da Saúde decidiu estender a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 30 deste mês, em todo o País. A terceira e última fase teve início no dia 11 de maio, com prioridade para grupos formados por pessoas com deficiência; crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperes (mães no pós-parto); professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 59 anos de idade.


A meta, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é imunizar 90% dos grupos prioritários, porém, até o momento, foram vacinados apenas 30% desse público. Portanto, quem ainda não se vacinou, não deixe para a última hora.


A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lesliane de Amorim, destaca a importância da vacina. “Ao se vacinar contra a Influenza, os grupos de risco evitam as formas mais graves da doença, que podem levar à internação e até à morte. O objetivo é ter menos pessoas infectadas pela gripe, o que inclusive facilita o diagnóstico para o coronavirus, que tem os sintomas parecidos”, explica.


As vacinas são ofertadas em 10 unidades básicas de saúde do município: Porto de Santana, Nova Brasília, Nova Rosa da Penha II, Cariacica Sede, Santa Fé, Santa Bárbara, Itaquari, Bela Aurora, Rio Marinho e Novo Brasil. A vacinação ocorre das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.


A Semus lembra que o uso da máscara é obrigatório para quem procurar os locais de vacinação. Além dos cuidados com higiene recomendados pelo Ministério da Saúde, pede-se que o morador, em caso de fila na unidade, mantenha a distância recomendada de 2 metros e evite aglomeração.