Peti Cariacica realiza mobilizações em alusão ao 18 de maio

Os motoristas que passaram pela barreira sanitária montada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (18), foram alcançados pela mobilização da equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Cariacica. A ação foi feita para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ao todo, foram abordados 455 veículos e 746 pessoas.

Além de verificarem o estado de saúde dos motoristas e passageiros, em relação ao coronavírus (Covid-19), os técnicos da Semus entregaram folders explicando o que a data representa, formas de identificar abusos e violações em crianças e adolescentes e canais de denúncia, além disso, foi entregue uma revista do Ministério Público do Trabalho (MPT) que retrata a história de Araceli Cabrera Crespo, assassinada em 18 de maio de 1973.

Motoristas que passaram pela BR 262, em Campo Grande, na altura do Posto Valentim, também foram alcançados, mas por lá, a abordagem foi diferente. Teve somente ação expositiva, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A referência técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Cariacica, Ruth Knaak, explica que a escolha dos pontos de mobilizações foram pensados estrategicamente.

“Na BR 262 foi uma ação silenciosa, porém, impactante e que nos deu a oportunidade de mostrar a importância deste dia. E na barreira sanitária, tivemos a intenção de fazer uma mobilização aproveitando o contato que já estava sendo feito pelos técnicos da Vigilância Sanitária”, afirma.

Em Cariacica, crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual são acompanhados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Conselhos Tutelares, Unidades de Saúde e demais atores da rede de apoio do município que forem necessários para a superação da violação de direitos. A Comissão Intersetorial do Peti é formada por técnicos das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCAC).

“Quando um caso é identificado, a criança é encaminhada, primeiramente, ao Conselho Tutelar e à Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Em seguida, a rede de apoio é acionada para acompanhar o caso”, explica Ruth.

Denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes devem ser feitas pelo Disque 100, aos Conselhos Tutelares e à Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). O anonimato é garantido.

Mais ações

Outras ações foram promovidas pela Semus, por meio da Coordenação de Programas Especiais/CPE e pelo Peti.

O prédio do Centro Administrativo, localizado no Bairro Rio Branco, recebeu decoração em seus ambientes com flores amarelas e distribuição de folders. As unidades básicas de saúde foram incentivadas a participarem da campanha, a exemplo da Unidade de Saúde Novo Brasil, que preparou um painel especial alusivo ao tema.

Além disso, os profissionais de saúde participaram também, por meio virtual, postando foto em suas redes sociais com a hashtag #façabonitocariacica.