Painel Covid-19 Cariacica: dados sobre o coronavírus no município, atualizados diariamente

Para facilitar o acesso do cidadão às informações sobre a evolução do coronavírus no município, a Prefeitura de Cariacica disponibiliza a partir desta segunda-feira (18), o Painel Covid-19 Cariacica.

No site da prefeitura  (www.cariacica.es.gov.br), basta clicar em um banner, que o internauta é direcionado para a nova plataforma. De forma simples e objetiva, estão disponíveis dados como total de casos confirmados, número de  óbitos, de pessoas curadas e o grau de letalidade (que é a proporção entre o número de mortes e o número total de doentes de Covid-19), por exemplo. O serviço é atualizado diariamente.

No mapa do município onde estão os bairros com incidência do coronavírus, o cidadão acompanha a evolução da doença através do gráfico de calor, que apresenta círculos de cores e tamanhos diferentes. Por exemplo, círculo rosa claro indica o bairro que possui apenas 1 registro; o  amarelo identifica bairros que apresentam entre 1 e 5 casos; o círculo laranja marca os bairros com 5 a 7 incidências; o de tom vermelho mais claro, de 7 a 10 casos e o círculo vermelho bem forte, representa os bairros acima de 10 casos positivos de Covid-19 em Cariacica. É possível perceber que à  medida que os casos aumentam, os círculos crescem.

Outros dados que podem ser acompanhados são: gênero, faixa etária, entre outros. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o painel é uma forma fácil do cidadão de Cariacica acompanhar e não se descuidar nas prevenções ao coronavírus.

A secretária de Saúde Bernadete Coelho Xavier, reforça que essa é uma ferramenta para informar, mas também para fazer refletir. “Se observarmos, hoje, nosso maior percentual de casos positivos está entre a faixa etária de 30 a 49 anos, e os nossos óbitos estão entre 60 e 89 anos. Portanto, é possível, que os mais jovens estejam se protegendo menos e levando o vírus para dentro de casa, contaminando o grupo considerado de risco”, analisa Bernadete.

A secretaria reforça ainda que o município não mede esforços para levar serviços de saúde e informação para o cidadão e que nesse momento, o isolamento social ainda é o melhor remédio. Orienta ainda, que caso seja necessário sair de casa, que o cidadão não deixe de usar máscara e fique sempre atento a todas as orientações de higiene.

O Painel Covid-19 Cariacica foi desenvolvido pelas Secretaria Municipal de Finanças (Semfi), por meio da Subsecretaria de Tecnologia; Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e de Comunicação.