240 pessoas são testadas no primeiro dia do Inquérito Sorológico em Cariacica

No primeiro dia do Inquérito Sorológico em Cariacica, 240 pessoas foram testadas. A pesquisa tem o objetivo de identificar a população que já teve contato com o coronavírus e, portanto, já criou anticorpos.


A testagem ocorrerá em quatro etapas, a cada 15 dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a previsão é de que até sexta-feira, quando encerra a primeira fase, 760 moradores tenham sido testados. A próxima fase será entre os dias 27 e 29 deste mês. O município de Cariacica, que está entre os 11 com a maior população do Estado, irá participar de todas as etapas.


Os trabalhos começaram nesta quarta-feira pela manhã, em Porto de Santana. Residências nos bairros de Santana, Nova Brasília, Nova Esperança, Tabajara, Campo Grande, Alto Boa Vista, Nova Valverde, Operário, Nova Rosa da Penha I, Santa Cecília, Bela Aurora, Santa Barbara, São Francisco, Itanguá, Jardim Botânico e Morada de Santa Fé também receberam as equipes.


A testagem funciona da seguinte forma: é realizado um sorteio da residência e do morador que responderá o questionário aplicado pelos pesquisadores. O sorteio faz parte da metodologia do estudo que irá garantir um resultado mais próximo do real.
Em seguida, é feita a coleta de duas gotas de sangue do morador sorteado para um teste rápido. O resultado fica pronto entre 10 e 15 minutos. O teste vai verificar se essa pessoa já entrou em contato com o coronavírus, ou não.


Caso a equipe identifique um caso positivo de Covid-19, os outros moradores do imóvel também são testados. Porém, a notificação para o inquérito será apenas do residente entrevistado. Se houver morador com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, ele será orientado ou, se necessário, encaminhado para atendimento em uma unidade que seja referência para a doença.


Todos os profissionais envolvidos estão devidamente identificados com credenciais e usam equipamentos de proteção individual. Tudo para garantir a segurança tanto do morador, quanto do restante da equipe.