Barreiras sanitárias: 326 abordagens no primeiro dia de funcionamento

Já estão funcionando as duas barreiras sanitárias do município de Cariacica, localizadas em Campo Grande, na entrada da avenida Expedito Garcia, na altura do Posto Valentim e em Itacibá, próximo ao Ifes. Nesta sexta-feira, primeiro dia de funcionamento das barreiras, foram realizadas 326 abordagens.


O objetivo da ação, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é ajudar na verificação do estado de saúde de motoristas e passageiros em relação ao coronavírus, além de orientar sobre a importância do isolamento social nesse momento.


A abordagem ocorre  de segunda a sexta-feira, das  7h às 11h e das  15h às 18h  e, aos sábados, das 7h às 11h. Equipes da Vigilância Sanitária do município e profissionais da Secretaria de Defesa Social estão responsáveis pela fiscalização.


Na abordagem, os ocupantes do veículo têm a temperatura aferida e recebem orientações. Também é respondido um questionário, perguntando o nome, o município em que as pessoas residem e se alguém apresenta sintomas da Covid-19. Ao perceberem um caso suspeito, os agentes orientam a pessoa e ficar em isolamento por 14 dias. O cidadão que apresentar temperatura superior a 37.7º é orientado a buscar atendimento em uma unidade de saúde.


“Os motoristas abordados por nossas equipes aprovaram a iniciativa e disseram se sentir mais seguros com esse tipo de ação. Não foi constatado nenhum caso suspeito de coronavírus”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Fernando César Teixeira.


O balconista Alex Costa Nascimento, 39 anos, foi uma dos motoristas abordados na avenida Expedito Garcia. “A iniciativa está mais do que aprovada. Eu passei por outras duas barreiras em rodovias e não fui parado. Acho muito importante essa medida em Cariacica. Recebi várias orientações sobre a prevenção ao coronavírus”, disse.


As barreiras sanitárias foram pensadas para estar em locais que possuam uma grande circulação de pessoas, e estejam na região de bairros com grande número de casos positivos.