Segunda etapa da vacinação contra a gripe começa na quinta-feira (16)

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na quinta-feira (16). Para esta etapa, fazem parte do grupo prioritário, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e cobradores, portuários, além de portadores de doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento e população privada de liberdade (detentos). Desta vez, de acordo com o Ministério da Saúde, os professores ficaram para a terceira fase da campanha, de 9 a 22 de maio, já que as aulas estão suspensas em todo o País, devido à pandemia do coronavírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), neste início da campanha para este grupo, foram recebidas da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), 27.400 doses da vacina contra a Influenza.

Em Cariacica, as doses serão aplicadas em cinco escolas (EMEF Euvira Benedita Cardoso da Silva (Novo Brasil); Escola Valdice Alves (Cariacica Sede); Escola EMEF Stélida Dias (Campo Grande);  Escola Zaira Manhães de Andrade (Nova Rosa da Penha 1); Escola João Pedro (Porto de Santana) e também, no Shopping Moxuara, no sistema drive-thru. O horário de vacinação será das 8h às 15 horas, de segunda a sexta-feira.

É preciso ficar atento a alguns detalhes: todos os integrantes do grupo prioritário devem apresentar a carteira de vacinação, na hora de receber a dose. Caso não seja possível, basta um documento de identificação com foto. No caso de caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, é preciso apresentar, ainda, a  Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D. Já os pacientes com doenças crônicas devem apresentar, além do documento, um laudo médico recente ou com data de até dois anos atrás. O paciente pode levar também, a receita do medicamento de uso continuo junto com o documento de identificação.

Vale lembrar que, mesmo após o final da etapa inicial da vacinação para idosos (acima de 60 anos) e profissionais da área da saúde, quem pertencer a esses grupos e ainda não foi imunizado, pode procurar os locais disponíveis até o dia 22/05, quando termina a campanha  nacional.

Confira lista de doenças crônicas do Ministério da Saúde