Idosos acamados recebem vacina contra a gripe em casa

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que tem como público-alvo os idosos (acima de 60 anos) e profissionais da área de saúde, termina nesta quarta-feira (15). Aqueles que não possuem problemas de saúde que comprometem a sua locomoção, compareceram em peso, aos pontos de vacinação para serem imunizados. 



Por outro lado, uma parcela desse grupo, os idosos do município com mobilidade reduzida, não ficaram sem receber a imunização contra o vírus da Infuenza. Até o momento, cerca de  449 idosos receberam a dose da vacina em sua residência.



“A vigilância epidemiológica de Cariacica, por meio de um cadastro feito via telefone, elaborou um fluxo de vacinação para a população idosa com mobilidade reduzida - os acamados -, garantindo a essas pessoas, o acesso à vacina, prevenindo contra a Influenza”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Lesliane de Amorim.



A família da contadora Francismary Breda, 42 anos, utiliza o serviço oferecido pela Secretaria Munipal de Saúde (Semus) , desde quando o seu pai, Francisco, de 69 anos, passou a viver acamado, após sofrer três AVC (Acidente Vascular Cerebral).



“Se não fosse esse serviço oferecido pela pefeitura, não sei como a gente iria fazer para vaciná-lo, porque meu pai é totalmente dependente, não consegue nem ficar sentado. O atendimento é rápido e eficiente”, destaca Francismary.



Outra família que também solicitou a vacinação em domicílio foi a da autônoma Patrícia Daniela Suzano, 45anos. A avó dela, dona Célia, de 95 anos, não anda e, portanto, não teria como se deslocar até um ponto de vacinação.



“Até o ano passado, ela usava cadeira de rodas e ainda conseguia sair de casa, mas este ano, a mobilidade ficou ainda mais reduzida e  ela passou a ficar só na cama. Utilizamos o serviço oferecido pela prefeitura pela primeira vez e foi muito bom!”, conta.