Vigilância Sanitária reforça orientações sobre coronavírus em asilos

Entre o público que integra os chamados grupos de risco em relação à contaminação pelo coronavírus, os  idosos são os que apresentam uma elevada taxa de mortalidade. Por conta disso, na manhã desta segunda-feira (13), a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária de Cariacica esteve novamente  em Instituições de Longa Permanência para Idosos.


O objetivo é orientar sobre as medidas de prevenção e controle de infecção, evitando que os residentes, seus cuidadores e demais profissionais que atuam nos estabelecimentos sejam infectados. Desta vez, foram visitados  seis asilos.


No último dia 06, a Vigilância Sanitária percorreu 21 estabelecimentos entre asilos, casas de recuperação de dependentes químicos e abrigos para crianças e adolescentes. Nesses locais, foi entregue  um kit com hipoclorito de sódio para ajudar na desinfecção das superficies e áreas comuns dos estabelecimentos.  


 A iniciativa faz parte das medidas para conter o avanço do coronavírus no município.    



Algumas medidas de prevencão ao coronavírus:    


- Suspender visitas às instituições pode tempo indeterminado;


- Afixar cartazes com instruções sobre higiene das mãos, higiene respiratória e etiqueta da tosse nos acessos  e em locais estratégicos das instituições;


- Ter atenção à limpeza e desinfecção das superfícies comuns (maçanetas, telefones, mesas, interruptores, corrimãos, barras de apoio etc)


- Monitorar diariamente os residentes  quanto a sinais e sintomas da Covid-19;


- Disponibilizar álcool gel a 70% para a higiene das mãos em todos os ambientes da instituição;


- Suspender a realização de atividades coletivas e festividades;


-  Reduzir o tempo de permanência dos residentes nas áreas comuns;


- Manter todos os ambientes ventilados, inclusive, os quartos dos residentes;