Dengue: novas orientações para o trabalho dos agentes de combate à endemias

Devido à pandemia do coronavírus, o trabalho dos agentes de combate à endemias passará por alguns ajustes. As informações foram repassadas à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), durante uma videoconferência, junto ao Centro de Operações de Emergência para Arboviroses (CoeArbo).

Ficou determinado que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA) está suspenso, até que a rotina de trabalho possa ser normalizada.

Em relação ao trabalho dos agentes de combate à endemias, deve ser priorizada a realização do bloqueio da transmissão em áreas com intensa circulação de vírus (dengue, chikungunya e/ou zika). Estas medidas devem ser adotadas após análise de indicadores epidemiológicos nos últimos quinze dias.

Visitas internas aos domicílios deverão ser evitadas, mantendo a rotina de orientações respeitando uma distância de 2 metros do morador. As visitas peridomiciliares (frente, lados e fundo do quintal ou terreno) devem ser priorizadas. A orientação é de que, caso o agente chegue a uma residência em que o morador estiver com Covid-19, o profissional não deverá entrar no imóvel.

Em relação à execução do trabalho, os agentes deverão utilizar luvas, principalmente ao manipular os inseticidas. As atividades de controle químico em pontos estratégicos devem ser mantidas. Os equipamentos nebulizadores (costais motorizados e veiculares), bem como os pulverizadores de compressão prévia, são de uso exclusivo para as ações de controle vetorial, não devendo ser utilizados para outros fins.
A orientação é que essas ações sejam implantadas pelos municípios, de imediato.

Quarentena

Nesse período de quarentena, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é que as pessoas aproveitem o tempo em casa para realizar o combate ao Aedes aegypti.

Medidas simples, como fazer a limpeza de quintais e ambientes que sejam promissores para a proliferação do mosquito, podem ajudar o cidadão a manter sua família saudável e livre da dengue, zika e chikungunya.

Pensar no coletivo é necessário e a colaboração de todos é essencial. Por isso, não faça o descarte do lixo em calçadas, terrenos baldios ou ruas. A Semus pede a colaboração dos cidadãos e orienta que aproveitem esse período para observar o acúmulo de água parada em: garrafas, vasos de planta e pneus. Além de manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva, assim como, limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais, retirar água de plantas que acumulam água, limpar as calhas, manter caixas d’água e cisternas tampadas e descartar adequadamente objetos que acumulam água.

Não esqueça: fiquem em casa e façam o descante do lixo de forma correta e responsável. A coleta de lixo domiciliar continua sendo feita normalmente.