Prefeitura amplia pontos de vacinação contra a gripe para atender os idosos

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 15/04. Em Cariacica, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 31.812 idosos (acima de 60 anos), que são prioritários para receberem a dose contra a influenza, serão imunizados.

Devido à grande procura pela vacina nesta segunda-feira (23), a Semus irá ampliar os pontos de vacinação contra a influenza no município a partir desta terça-feira (24).

Os novos pontos são: Escola João Pedro (Porto de Santana), Escola Valdice Alves (Cariacica Sede) e APAE em Campo Grande. Esses locais se juntam aos seguintes pontos onde já ocorre a vacinação: Escola Zaira Manhães de Andrade (Nova Rosa da Penha 1), Escola EMEF São Jorge (Rio Marinho) e Escola EMEF Stélida Dias (Campo Grande). O funcionamento destas unidades será das 8h às 15h, de segunda-feira a sexta-feira.

O número de servidores para atendimento nos locais também será ampliado para agilizar o processo e reduzir o tempo de espera dos idosos. “À medida que a Semus credenciar mais servidores e vacinadores, haverá novos pontos de atendimento”, destaca a secretária de Saúde   Bernadete Coelho Xavier.

Em relação às filas, há orientação aos idosos para que mantenham a distância social segura. Já no local de atendimento, os assentos de espera já estão devidamente instalados conforme a distância segura recomendada pela OMS. “Nós precisamos vacinar esse público, mas sem correria, sem atropelos. O horário é de 8h às 15h. Não há necessidade de se chegar às 6h e ficar na fila”, lembra a secretária.

Ainda de acordo com Bernadete Xavier, quem estiver gripado deve adiar a ida ao ponto de vacinação. “Quem estiver com sintomas de gripe, espera para comparecer na próxima semana, para evitar se expor a aglomeração”, diz.

Outro grupo prioritário na Campanha Nacional de Vacinação são os trabalhadores da área de saúde. Em Cariacica, 7.837 profissionais serão imunizados na primeira etapa.

Conforme orientação do Programa Nacional de Imunização, os grupos prioritários para o recebimento da vacina contra a influenza devem seguir o calendário:

23/03 a 15/04 – Idosos (acima de 60 anos) e profissionais da área de saúde.
16/04 a 08/05 - Professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além de doentes crônicos.
09/05 – Dia D – crianças de seis meses a menores de 06 anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais