Coronavírus: Cariacica tem primeiro caso confirmado

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) e o Centro de Operações Estratégicas (COE) confirmaram o primeiro caso de coronavírus no município de Cariacica.

A paciente tem 64 anos e veio de uma viagem ao exterior. De acordo com a Sesa, ela está em isolamento domiciliar. Até a noite desta sexta-feira (20), havia, no município, 65 casos notificados, 49 suspeitos e 15 descartados.

A  Prefeitura de Cariacica tem enfrentado a pandemia do coronavírus (Covid-19) seguindo, como base, as orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde. O rigor e a rapidez nas decisões, para auxiliar as pessoas a diminuírem a circulação nas ruas, tem como objetivo reduzir o risco de infecção, principalmente dos mais suscetíveis a quadros graves, e por conseqüência, superar o período agudo da crise rapidamente.

Neste período, o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, publicou decretos que direcionam diversas ações, de acordo com a evolução dos casos. Eles impuseram situação de emergência na cidade, suspenderam as aulas da rede municipal de educação por 15 dias e determinaram o funcionamento de repartições públicas em regime remoto, além de orientarem entidades e comércios a não funcionarem.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) destaca que a melhor forma de se evitar a propagação do coronavírus, neste momento, é o isolamento social.