Saúde publica portaria que implanta medidas de combate ao coronavírus

Devido à pandemia de coronavírus,  a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) baixou a Portaria Nº 019, de 20 de março de  2020, que adota medidas temporárias para os servidores da Semus.

Sendo assim, ficam suspensos os atendimentos ambulatoriais eletivos da Rede Municipal de Saúde, excetuando-se os casos em que o atendimento seja essencial para garantia do bem-estar e preservação da vida do usuário como:  pacientes em tratamento oncológico que estejam realizando radioterapia ou quimioterapia;  pacientes com quadro respiratório agudo;  hipertensos descompensados; portadores de diabetes descompensados;   portadores de HIV/AIDS;  portadores de doenças autoimunes;  tratamento de sífilis.

Também serão mantidos os atendimentos aos pacientes em tratamento   de tuberculose;  hanseníase; criança com quadro infeccioso ou situação de risco; consulta de exame Pré Natal; Teste do Pezinho); testagem de IST em gestante;  curativos de acordo com a avaliação da equipe técnica local; preventivo com queixas ginecológicas; vacinação; laboratórios de análises clinicas; atendimento domiciliar para emissão de laudo para fórmula (dieta).

Nas unidades básicas de saúde, terão prioridade no  atendimento pacientes que apresentem problemas respiratórios; casos suspeitos ou em tratamento de dengue, zika ou chikungunya;  outros casos vulneráveis, conforme avaliação da equipe local.

Os atendimentos odontológicos eletivos devem ser suspensos, excluindo-se as urgências e emergências, que devem ser sem limites de quantitativo.

As visitas dos agentes Comunitários de Saúde serão parcialmente suspensas durante o estado emergencial, excluindo os casos vulneráveis, conforme avaliação da equipe técnica da Saúde.

Os servidores de todas as categorias, que não estiverem em atendimento de rotina, deverão auxiliar no acolhimento dos usuários, orientações a população e na organização do fluxo dos estabelecimentos de Saúde.

Todos os servidores do quadro da Secretaria Municipal de Saúde poderão ser realocados de acordo com o estado emergencial.