Coronavírus: Prefeitura recomenda distanciamento social

O coronavírus (Covid-19) tem se espalhado cada vez mais por diversas cidades no mundo e como forma de prevenção o Ministério da Saúde propõe que seja reduzido ao máximo o contato social, como uma das maneiras de interromper a transmissão da doença. Em Cariacica, nenhum caso de Covid-19 foi registrado, contudo, como forma de prevenção, a Prefeitura do município interrompeu alguns serviços e reforça que os moradores devem permanecer dentro de casa.

Uma das medidas para evitar aglomeração de pessoas na cidade foi a publicação dos decretos 055/2020 e 058/2020 que, em algumas de suas prerrogativas, determina a suspensão das atividades escolares e o atendimento presencial ao público nas unidades administrativas da Prefeitura no período de 15 dias, com ressalva para os equipamentos de atendimento à saúde, e a recomendação do fechamento de academias e do comércio em geral.

E ficar dentro de casa não válido somente para as pessoas que se enquadram no grupo mais vunerável à doença (idosos, diabéticos, hipertensos e quem tem insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica), as crianças e adolescentes, que estão sem aulas, devem também permanecer dentro de suas residências. Seguir estritamente a recomendação de não sair de casa e, sempre que possível, evitar o contato são medidas que garantem a proteção contra a doença.

A circulação nas ruas é indicada somente para casos extremamente necessários, e optando, se possível, por horários alternativos aos de pico, por exemplo, em que os transportes públicos acabam ficando lotados e o contato físico entre pessoas aumenta.

Ao retornar a residência, uma série de cuidados devem ser levados em consideração para se manter higienizado. Confira abaixo:

- Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, esfregando os punhos e as unhas. É recomendado o uso de álcool em gel 70%..

- Evitar tocar nas mucosas, como olhos, nariz e boca, com as mãos não lavadas.

- Manter os ambientes bem ventilados.

- Procurar unidades de saúde ou pronto-atendimentos quando os sintomas, como dificuldade respiratória e cansaço, estiverem se manifestando de maneira intensa.