Cariacica amplia cobertura das equipes da Estratégia de Saúde da Família

Até 2019, eram sete equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). E hoje, Cariacica já soma 24 equipes de ESF, e caminha, com as novas contratações, para a cobertura de 100% do município.


As 24 equipes foram distribuídas em 15 unidades de saúde. O objetivo é que até o fim do ano, o número de equipes chegue a 100, e todas as 27 unidades tenham cobertura da ESF. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai realizar durante o ano a contratação, por meio de processo seletivo, de mais 100 agentes comunitários de saúde.


Com o aumento do número de profissionais da Estratégia, o cidadão passa a ter um acompanhamento mais efetivo, no que diz respeito a prevenção de saúde, mantendo o atendimento de qualidade às famílias.


“Dentre os benefícios da Estratégia de Saúde da Família, está a prestação de um atendimento de qualidade e continuidade, que trabalha a integralidade da família e garante assim o acesso a assistência e a prevenção, com atendimentos por agendamento, com demanda espontânea, além das visitas domiciliares e buscas ativas”, destaca a subsecretária de saúde, Rosimeria Bacelar.


Os profissionais que compõem as equipes da Estratégia de Saúde da Família realizam um atendimento de continuidade, que trabalham desde a prevenção de doenças, até o monitoramento de pacientes acamados, com hipertensão, diabetes e outras enfermidades. Esses atendimentos podem ser em domicílio, ou até mesmo na unidade de referência ao qual essa família faz parte. As ESF são formadas por agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos generalistas, e em alguns casos dentistas e assistentes de consultório odontológico.


As unidades de saúde que já possuem as equipes da Estratégia são: Unidade de Porto de Santana, Nova Canaã, Campo Verde, Oriente, Nova Brasília, Sotelândia, Jardim Botânico, Nova Rosa da Penha II, Cariacica Sede, Santa Luzia, Mucuri, Novo Brasil, Itapemirim, Padre Gabriel e Santa Bárbara.


O que é a ESF?


A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Com atenção integral e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).