Cariacica disponibiliza mais de 20 unidades de saúde com atendimento odontológico

Escovar os dentes, passar fio dental e fazer visitas regulares ao dentista faz parte da manutenção da saúde bucal. Por isso, é bom ficar atento aos serviços de odontologia que o município oferece ao cidadão. A cidade conta com uma estrutura odontológica pronta para atender a comunidade que vai desde procedimentos de rotina, como restaurações e limpeza; até processos mais complexos que envolvem traumas e deformidades dos maxilares.  


Atualmente são 21 unidades de saúde, com um total de 33 dentistas, que disponibilizam os atendimentos básicos como restaurações, raspagens de tártaro, limpeza, aplicação de flúor, extração dentária, entre outros. Especificamente na unidade de Santa Fé, é oferecido ao munícipe a colocação de prótese total (dentaduras).  


Além das unidades, o Pronto Atendimento de Alto Lage conta com um Centro de Especialidades Odontológicas que atende às seguintes especialidades: endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva), pacientes com necessidades especiais e cirurgia bucomaxilofacial. Os atendimentos de urgência e emergência também são realizados no PA de Alto Lage.  


O paciente deve buscar inicialmente atendimento em uma das unidades de saúde. Lá, será realizado o atendimento geral, e caso haja necessidade de um acompanhamento especializado, o dentista preenche uma guia de referência que será encaminhada para a Saúde Bucal, onde posteriormente o cidadão será agendado. Alguns casos, que necessitam de atendimento via hospitalar, a vaga é solicitada ao Estado.  


O município ainda possui o programa ‘Cariacica Sorrindo Mais’, que em conjunto com o Programa de Saúde na Escola (PSE) promove ações de prevenção em saúde bucal através de palestras, escovações supervisionadas e aplicações de flúor nas escolas municipais. Além da prevenção, é realizado também outros tratamentos necessários, como o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), tudo por meio de um consultório portátil.  


As unidades do município que disponibilizam os serviços de odontologia são: unidades de saúde de Alto Lage, Bela Aurora, Bela Vista, Cariacica Sede, Campo Verde, Itaquari, Itapemirim, Jardim América, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha I e II, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Bárbara, Santa Fé, São Geraldo, Valparaíso e também no Centro de Referência de IST/Aids.